Atividades recreativas como fonte de motivação e aderência em atividades esportivas
Brincar e recrear fazem parte do contexto infantil. Entenda os benefícios de inserir essas práticas nas atividades esportivas como valiosas ferramentas pedagógicas.
As atividades recreativas podem ser excelentes ferramentas para compor o aprendizado das modalidades esportivas, gerando uma maior motivação e adesão à prática.
Além disso, destaca-se os inúmeros benefícios das atividades recreativas para crianças, auxiliando o desenvolvimento motor, cognitivo e social.
Saiba mais sobre a importância dessas práticas na vida dos alunos!
Os desafios de trabalhar as atividades esportivas com as crianças
No componente de Educação Física são muitos os desafios a serem trabalhados, em especial, o interesse dos alunos pelo aprendizado, já que muitas vezes o educador encontra alunos desestimulados a executar algumas atividades e lida com a situação de abandono nas modalidades esportivas tradicionais por diversos fatores como atividades repetitivas, constante busca de resultados, especialização precoce, cobrança excessiva, seletivas, entre outros fatores.
É notório que atualmente as crianças estão cada vez mais interessadas em atividades tecnológicas, diminuindo as práticas físicas lúdicas (brincar) que ocorriam com mais frequência em tempos anteriores.
O resultado disso é a diminuição de todos os benefícios que esses movimentos e a atividade física proporcionam ao passo que o aumento do sedentarismo é vigente entre os mais jovens.
Segundo Rizzini, no livro Adolescentes brasileiros, mídia e novas tecnologias, de 2005, estudos apontam que o hábito demasiado de assistir televisão, a utilização de jogos eletrônicos e aparelhos celulares alteram a forma como crianças e adolescentes se relacionam entre si, com os demais e com o mundo.
Os benefícios da inserção do lúdico nas atividades esportivas
Para que os alunos sejam estimulados, as atividades esportivas tradicionais que muitas vezes são rígidas e com padrões de movimentos pré-determinados, o que leva a desistência, devem ser modificadas inserindo práticas de ludicidade fazendo com o aluno veja nas atividades recreativas possibilidade de diversão, explorando a si e o ambiente ao seu redor e expandindo suas emoções.
O lúdico inserido nas atividades esportivas motiva o aluno a vivenciar, conhecer novos movimentos sem o medo do fracasso, da realidade do ganhar ou perder, muitas vezes imposto pelas modalidades esportivas.
Além disso, uma das vantagens da inserção do lúdico na iniciação esportiva é evitar o processo de especialização esportiva precoce, que pode gerar problemas no desenvolvimento da criança no esporte, tanto no ponto de vista físico como psicológico.
No campo pedagógico, a inserção das práticas lúdicas é amparada pela Base Nacional Comum Curricular, que considera a prática lúdica o início do processo de ensino de esportes, que por meio de brincadeiras, introduz fundamentos da modalidade de uma forma agradável, estimulando a criança a querer experimentar mais e aprofundar-se na vivência do esporte.
Se brincar é uma atividade prazerosa e a utilização do lúdico com os fundamentos iniciais de uma modalidade esportiva atrai e estimula o aluno a prática, criando novos adeptos à modalidade, colaborando com a formação integral e socialização do aluno, devemos considerar quer as atividades recreativas apresentam fatores motivacionais e de aderência que são importantes para o processo físico e psicológico das crianças.
Portanto, faz-se necessário que os educadores tenham uma visão aberta e criem situações onde as ferramentas lúdicas sejam parte do aprendizado, tendo um leque de opções de atividades e tornando a iniciação esportiva prazerosa e motivadora, evitando assim o abandono por parte dos alunos.
Nessa busca é necessário muito estudo e elaboração de aulas motivadoras que gerem uma maior adesão às atividades esportivas.
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Cristina Silva Sebastião
Instrutora técnica da modalidade Judô e Jogos de Tabuleiro, Bacharel em Educação Física, youtuber no Canal Aibö Judô que tem como foco o Judô Escolar e a importância do Lúdico. Funcionária da empresa Planneta Educação no Projeto Eu tenho Futuro mais tempo na escola na cidade de Osasco.
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