Leitura na Educação Infantil: 8 livros que abordam assuntos difíceis
Conheça alguns exemplos de livros para a leitura na Educação Infantil, que tratam de temas difíceis de maneira significativa e apropriada para a idade.
A leitura na Educação Infantil desempenha um papel vital na primeira infância. Ela auxilia no desenvolvimento de consciência fonológica, criatividade, pensamento crítico e das habilidades analíticas que são formadas durante as práticas de leitura.
Por meio da literatura infantil, a criança começa a compreender o imaginário e a vida prática, os ideais e a sua realização possível/impossível.
Por razões como essas, a leitura na Educação Infantil é tão importante para o processo de ensino-aprendizagem. E ela pode ser, ainda, um recurso valioso para abordar os mais variados temas junto às crianças, inclusive aqueles mais complexos e profundos — como luto, bullying e outros.
A seguir, conheça alguns exemplos de livros que tratam de assuntos difíceis de maneira significativa e apropriada para a idade.
Leia também: Leitura digital: como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores!
8 exemplos de livros sobre temáticas delicadas para trabalhar a leitura na Educação Infantil
Os livros podem ser uma plataforma positiva e não ameaçadora para discutir assuntos difíceis e ajudar a criança a entender o mundo ao seu redor e seu mundo interno.
Eles também são uma maneira de iniciar conversas importantes desde cedo. Veja a seguir, algumas possibilidades de títulos para a leitura na Educação Infantil com esse tipo de enfoque.
Leia também: Pedagogia do Encantamento: como transformar o ensino da escrita na sua escola!
1. O coelho escutou, de Cori Doerrfeld
Mesmo os adultos têm dificuldade em saber qual é a melhor forma de apoiar alguém que está passando por uma perda. Esta é uma história que lembra as crianças de que, às vezes, a melhor coisa a fazer é apenas estar presente.
Na história, Taylor fica muito desapontado quando sua incrível torre de blocos desmorona. Vários amigos param para ajudar: a galinha quer falar sobre isso; a hiena quer rir disso; o elefante quer reconstruir a torre; o avestruz quer se esconder da situação. Mas nada disso ajuda Taylor a se sentir melhor.
Por fim, o coelho entra em silêncio, abraça e apenas se senta com Taylor, permitindo que a criança processe a pequena tragédia organicamente. Este livro oferece orientação útil sobre como uma criança pode apoiar outra pessoa que está passando por perda ou momentos difíceis.
2. Amoras, de Emicida e ilustrações de Aldo Fabrini
De maneira sensível, este livro aborda questões como representatividade e cultura e resistência negra.
Inspirada em um diálogo que o músico teve com sua filha, a história nos mostra também uma conversa que ocorre entre um pai e sua filha, embaixo de uma amoreira, comentando sobre a beleza e o sabor dessas frutas que, quanto mais pretas, mais doces são.
Leia também: Educação antirracista e o protagonismo negro na literatura infantil!
3. O fio invisível, de Patrice Karst e ilustrações de Joanne Lew-Vriethoff
O livro conta a história de uma mãe explicando a seus filhos que estamos todos conectados por um fio invisível. O que é esse fio? Como isso nos une, mesmo depois que uma pessoa se foi?
Este livro ajuda as crianças a lidar com grandes emoções de uma forma tocante e pode ser um recurso de leitura na Educação Infantil para abordar questões como luto e perda.
4. Leila, de Tino Freitas e ilustrações de Thais Beltrame
Essa história se passa no fundo do mar, onde Leila, uma baleia que tem receio do assédio de seu vizinho, fica sem reação diante dessa situação, o que a leva, inclusive, a desistir de nadar.
Apesar das dificuldades, Leila, que conta com a ajuda de seus amigos, encontra forças para lidar com as ameaças do seu agressor.
Este é um recurso que pode ajudar na leitura na Educação Infantil a tratar de assuntos como assédio, medo e abuso.
Leia também: 8 atividades para a alfabetização que você ainda não conhece!
5. O menino e o mar, de Lulu Lima e ilustrações de Lalan Bessoni
Esta sugestão de leitura na Educação Infantil traz uma conversa entre crianças sobre temas como superação e coragem.
Na história, conhecemos um menino que tem muito medo de água e uma menina, com deficiência visual, que o ajuda a mergulhar na beleza do mar. Com sensibilidade, são trazidas questões como medo, coragem, reflexão sobre os próprios sentimentos e sobre apoio.
6. Julián é uma sereia, de Jessica Love
Quando Julián vai a um evento com sua avó, fica encantado com as fantasias vistas lá e com a ideia de se tornar uma sereia.
Chegando em casa, ele sente vontade de se vestir daquela forma, com muitas cores e adornos. Ao nos trazer o que sua avó acharia dele e como a criança se vê, o livro fala sobre amor, respeito, diversidade, apoio familiar e fluidez de gênero.
Leia também: Os desafios da escola para lidar com a diversidade e como está expresso na BNCC!
7. Lá e aqui, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Esta é uma alternativa de leitura na Educação Infantil que aborda a separação. A história apresenta a percepção de uma criança sobre esse tipo de situação difícil e sobre como lidar com o fato de os pais não morarem mais juntos.
8. Vermelho ou por que o bullying não é legal, de Jan De Kinder
Existem diversos livros sobre bullying. O que torna esse um pouco diferente é que ele é escrito sob o ponto de vista de uma espectadora desse tipo de problema – uma criança que vê o bullying acontecendo, não quer participar dele, mas tem medo de se posicionar contra ele.
A história começa quando um garoto faz uma observação sobre as bochechas vermelhas de um colega de classe e involuntariamente dá a um aluno da escola algo para que ele atormente o menino corado.
À medida que a situação vai da provocação à violência, a garota que vê tudo acontecendo deseja poder acabar com o bullying. Mas ela se sente impotente para controlar a situação e tem medo de se tornar também uma vítima.
Acompanhamos essa jornada até o ciclo ser quebrado, quando a garota encontra não apenas sua voz e se posiciona, mas também um novo amigo.
Leia também: O que é e como lidar com o bullying, o cyberbullyng e o assédio (moral) virtual?
Há excelentes opções de livros que ajudam a trabalhar assuntos difíceis e delicados. Para se aprofundar mais sobre leitura na Educação Infantil e outros temas relevantes, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Inspiração
Dia do Profissional de Educação Física: Há o que comemorar?
Um pequeno histórico Desde 2019, quando comecei minha série de escritos sobre a importância da atividade física na sua, na minha ou na vida de qualquer...
Inspiração
Festa Junina na Escola: 5 ideias para inovar e engajar seus alunos
Nesta época do ano, é comum que a alegria, a diversão e o contato mais próximo com elementos de nossa formação cultural estejam presentes nas comunidades por...
Tecnologia na Educação
Educação ambiental: 7 formas de ensiná-la utilizando a tecnologia
A combinação entre tecnologia e educação ambiental pode ser muito eficiente, especialmente para abordar temas associados à sustentabilidade junto aos alunos...