Gestão Escolar: 4 temas que a sua escola talvez não ofereça aos alunos

Veja alguns pontos importante que devem ser considerados na gestão escolar e confira dicas de como proceder.


Gestão-Escolar-4-temas-que-a-sua-escola-talvez-não-ofereça-aos-alunos

Quando se fala em gestão escolar é comum que a parte administrativa seja a primeira a ser lembrada. Afinal, a burocracia não é pequena e tudo deve ser seguido à risca, para que o ambiente educacional caminhe bem.

No entanto, ao abordar o tema gestão escolar também é preciso pensar na parte pedagógica. E é exatamente nesse ponto que a instituição precisa estar atenta, para ter a certeza de que está oferecendo tudo o que o aluno precisa!

Vale lembrar que além da adequação do conteúdo e da maneira de ensinar, para atender às novas gerações, é preciso focar no momento. Embora o ano já seja o de 2023, muitos estudantes ainda trazem cicatrizes da pandemia.

Elas podem ser consequentes tanto de uma absorção de conteúdo ineficiente, durante as aulas online, quanto emocionais. Sendo assim, gestores e educadores devem considerar tudo o que foi vivido e ajustar o que é ofertado para o estudante. A gestão escolar pedagógica precisa focar também em retomada, união e na implementação de novas práticas.

Confira alguns pontos essenciais que devem ser analisados em uma boa gestão escolar. Veja se a sua escola está oferecendo esses pontos aos alunos!

Leia também: Educação financeira na escola: por que é importante?

 

Pontos que precisam ser considerados na gestão escolar

Vai ano, vem ano, e os desafios de uma boa gestão escolar permanecem. Isso fica ainda mais destacado em tempos como os atuais, nos quais muitos alunos ainda carregam a deficiência de aprendizagem, devido à pandemia. Veja alguns pontos que a escola deve considerar para ajudar a mudar esse cenário!

Leia também: 4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula!

 

O aluno é o protagonista

A nova geração está acostumada a buscar por informações. E isso é completamente compreensível. Basta lembrar que as crianças desta década já nasceram em um mundo com fácil acesso à internet.

Essa independência na busca por respostas acaba refletindo no ambiente educacional e por isso é uma questão importante da gestão escolar. O aprendizado passivo, muitas vezes, já não é tão atrativo.

Sendo assim, a escola deve oferecer condições para que o aluno desenvolva, ainda mais, essa autonomia. Para isso, é preciso implantar um ambiente de diálogo e de participação. Além disso, cabe também à gestão escolar pedagógica avaliar se está sendo feita uma conexão entre o conteúdo abordado e a vida real do estudante. Isso é importante para que ela se torne mais atrativa e, ao mesmo tempo, consiga preparar o aluno para resolver problemas do ambiente no qual está inserido.

Leia também: Como estimular o protagonismo das crianças na Educação Infantil?

 

Adoção de metodologias ativas

Para que o aluno seja o protagonista e se envolva mais com as atividades escolares, a adoção de metodologias ativas pode ser considerada.

Elas, além de serem mais dinâmicas, permitem que o docente transmita o mesmo conhecimento de várias maneiras. Para isso, além da adoção de metodologias ativas, a gestão escolar também precisa se preocupar com a estrutura e com o treinamento de docentes. Afinal, é preciso dar um bom suporte para que as mudanças ocorram satisfatoriamente.

Baixe grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Educação antirracista

O racismo deve ser combatido dentro do ambiente escolar rotineiramente. Afinal, por mais que todos saibam que é um crime, há um racismo estrutural que precisa ser abolido. Por isso, o tema deve ser abordado e trabalhado no ambiente escolar. É possível, por exemplo:

  • Oferecer palestras sobre o tema;
  • Convidar especialistas para debates;
  • Discutir com os alunos a importante de determinadas políticas públicas;
  • Criar projetos que envolvam a temática;
  • Realizar rodas de conversa sobre o racismo;
  • Assistir a filmes sobre a temática, entre outros.

Leia também: Educação antirracista e o protagonismo negro na literatura infantil!

 

Adoção de investimento em tecnologia

A tecnologia faz parte do dia a dia de docentes e discentes. As pessoas pagam contas, falam com colegas e até pedem comida usando um dispositivo tecnológico. Por isso, ela não pode ser ignorada.

Faz parte das preocupações da gestão escolar oferecer aparatos tecnológicos, que possam ser usados por alunos e professores. Computadores, Smart TV e internet de qualidade são fundamentais para a rotina.

Com esses itens, o docente consegue oferecer uma aula mais dinâmica. Consequentemente, o aluno acaba se envolvendo mais com o conteúdo. Com isso, o aproveitamento acaba sendo maior.

Baixe grátis: Por que investir em tecnologia na educação após a pandemia?

Além de investir em equipamento adequado, também é preciso treinar a equipe para usá-los. É importante fornecer cursos de capacitação e de atualização para os docentes. Isso ajudará o profissional a incluir, de forma assertiva, essa tecnologia na rotina de sala de aula. Além disso, um bom treinamento escuta que professores fiquem desconfortáveis com a adoção de novas tecnologias e metodologias.

Esses são alguns pontos importantes, que precisam ser considerados por todas as escolas. Mas claro que tudo isso deve ser considerado, sem esquecer da importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Confira cinco maneiras de trabalhar essas competências em sala de aula!

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter