Matemática na Educação Infantil: 5 dicas para utilizar a tecnologia nas aulas
Você dá aulas de matemática na Educação infantil? Veja dica de como deixá-las mais divertidas usando a tecnologia!
Como ensinar matemática na Educação Infantil de maneira eficiente? Talvez não haja uma resposta exata para essa pergunta, mas é fato que a tecnologia pode ser uma grande aliada. Afinal, além dela ajudar a aproximar o ambiente educacional à rotina do estudante, ela também colabora para uma aula mais dinâmica.
Se você ainda tem dúvidas quanto ao uso da tecnologia para ensinar matemática na Educação Infantil, é preciso pensar na rotina dos seus alunos. Afinal, todo docente sabe que quanto mais próximo do dia a dia do discente for o conteúdo ministrado, mais interessado ele ficará pelo tema.
E ao observar a rotina dos estudantes e pensar em suas vidas fora do ambiente escolar, certamente o docente vai identificar que a tecnologia faz parte da vida dos pequenos. Pode ser ao jogar, ver TV, ouvir música e, em muitos casos, até no fácil acesso à internet. Sim, essa geração é “tecnológica” e o processo de ensino precisa acompanhar essa mudança.
Mas como fazer isso ao ensinar matemática na Educação Infantil? Para ajudar o docente nesse processo, separamos algumas dicas práticas que podem ser úteis. Confira!
Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil.
Uso da tecnologia no ensino da matemática na Educação Infantil
Se a tecnologia ainda não faz parte do ensino da matemática na Educação Infantil, é hora de repensar isso. Afinal, há muitos benefícios que são perdidos ao negar o desenvolvimento tecnológico. Dentre eles, por exemplo, o dinamismo das aulas, o maior envolvimento do estudante e a amplificação de possibilidades de transmissão do conteúdo.
Gostou? Então veja algumas dicas de como usar a tecnologia no ensino de matemática na Educação Infantil.
Leia também: Leitura digital: como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores!
Calculadoras e computadores
Calculadora e computadores não podem ser vistos como vilões, mas sim como acessórios úteis no dia a dia. É evidente que os estudantes precisam aprender a somar, subtrair, multiplicar e dividir. Mas conforme vão crescendo e as equações vão ficando mais complexas, a calculadora e até mesmo o computador podem ser aliados na aula.
Ao adotar o uso de calculadoras e computadores as aulas ficam mais dinâmicas e envolventes. Isso, sem contar que a calculadora é um item mais acessível e, claro, não precisa ser usada em todas as aulas. O professor pode adotá-las em temas mais complexos, para que consiga agilizar o desenrolar da aula e, consequentemente, acabe aumentando o volume de conteúdo abordado.
Embora essa aplicabilidade acabe sendo mais eficiente na adolescência, na Educação Infantil o professor pode apresentar a calculadora e o computador de forma mais lúdica. Mostre esses itens como ferramentas de trabalho, que são usadas por diversos profissionais. Conte como funcionam e porque são úteis, por exemplo.
Planilhas e formulários
Provavelmente, os pequenos já viram um formulário ou uma planilha sendo usada por um adulto. Mas será que eles sabem como funcionam? Provavelmente não!
Nesse caso, o professor pode usar o Google Forms e construir um formulário coletivo com as crianças. Faça um levantamento e mostre como os dados vão sendo alterados, de acordo com as respostas obtidas.
Leia também: E-learning: o que é, quais os benefícios e desafios
Gráficos digitais
O que é um gráfico? Esse tema também pode fazer parte do ensino da matemática na Educação Infantil e, melhor do que definir, é mostrar como funciona e como são feitos. Assim, com a ajuda do computador é possível ver e criar diferentes tipos de gráficos, sem a necessidade de réguas e compassos. É mais dinâmico, colorido e atrativo!
Uso de aplicativos
Há diferentes tipos de aplicativos para ensinar matemática na Educação Infantil. É possível encontrar tanto os com tarefas mais básicas, para os pequenos, quanto os mais complexos. Ao adotá-los, o professor permite que a criança aprenda matemática enquanto usa o celular. Certamente, isso deixará a rotina de estudo mais atrativa.
Leia também: Educação midiática: o que é e como incluí-la na sua aula!
Jogos
Há também os jogos virtuais, que podem ser úteis. Os de encaixe, por exemplo, são interessantes para ensinar diferentes formatos geométricos. Há também os com perguntas e respostas, que podem ser usados com crianças maiores, entre outros.
No caso dos jogos no ensino da matemática na Educação Infantil, eles podem ser úteis tanto para introduzir um tema novo, quanto para recordar algo que já foi visto.
Enfim, o uso da tecnologia em sala de aula é praticamente inevitável. Assim, cabe ao docente encontrar a ferramenta certa para a sua turma e adaptar ao conteúdo abordado!
Assim, conseguirá aumentar a atenção dos alunos e consequentemente, transmitir o conteúdo de maneira mais eficiente. Veja outras dicas para aumentar a participação dos pequenos nas aulas.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Tecnologia na Educação
BNCC da Computação: conheça as diretrizes e adeque suas aulas
Em seu texto, a Base Nacional Comum Curricular já trazia diretrizes importantes sobre a utilização da tecnologia como uma das competências a serem trabalhadas...
Tecnologia na Educação
6 dicas para utilizar a Inteligência Artificial na Educação Infantil
Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em Inteligência Artificial (IA)? Talvez você imagine robôs e tecnologias complexas do futuro. Ou...
Tecnologia na Educação
As TICs, TACs e TEPs no Ensino de Língua Inglesa
Acredite se quiser, mas houve uma época em que professores de inglês, como uma das estratégias para incrementar as aulas, tinham que ter a sorte de conseguir...
Tecnologia na Educação
Educação ambiental: 7 formas de ensiná-la utilizando a tecnologia
A combinação entre tecnologia e educação ambiental pode ser muito eficiente, especialmente para abordar temas associados à sustentabilidade junto aos alunos...