Você faz isso nos registros e na documentação pedagógica do ensino remoto?

Veja dicas de como realizar a documentação pedagógica, de forma eficiente, durante a pandemia.


Você faz isso nos registros e na documentação pedagógica do ensino remoto?

A documentação pedagógica faz parte da rotina do docente. É por meio dela que é possível registrar as atividades realizadas em sala de aula, bem como o acompanhamento do fluxo de aprendizado do estudante. 

Contudo, embora essa prática fosse rotineira no ensino presencial, nas aulas remotas os registros e a documentação pedagógica, como eram realizados frequentemente, podem ficar mais difíceis. Afinal, a prova escrita ou o trabalho em grupo, feito em sala, já não existem mais. 

Como documentar e registrar tudo o que acontece então? Para ajudar o professor nesse processo de adaptação, nós separamos algumas dicas, tanto do que fazer, quanto do que não fazer. Confira! 

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Por que se preocupar em fazer o registro e a documentação pedagógica?

A documentação pedagógica ajuda o docente a acompanhar a trajetória do aluno durante o processo de aprendizagem. Com o que é registrado nela, o professor consegue identificar alternativas de ensino que possam ser mais eficientes para o grupo.

Também tem um material indicado para buscar pela personalização do ensino, visando sempre aumentar o aproveitamento. Para isso, na documentação pedagógica é preciso anotar a sequência didática adotada, os projetos que foram feitos e as atividades realizadas. 

Já o registro pedagógico é importante, porque é ele que dá suporte ao que foi escrito na documentação pedagógica. Em suma, ele serve não apenas para comprovar o que foi escrito, mas, muitas vezes, para relembrar com mais facilidade. Dessa forma, é composto por: 

  • fotos;
  • gravações; 
  • áudios;
  • transcrições de falas;
  • cópias impressas de atividades, entre outros.

Assim, tanto o registro quanto a documentação pedagógica servem para documentar a sequência de atividades e contextualizá-las, de acordo com as experiências e objetivos pedagógicos. Com isso em mãos, é possível ter uma visão clara do progresso conquistado, bem como ter insights de novas abordagens que possam ser adotadas.

Por fim, a documentação pedagógica também pode ser útil na comunicação com a família. Afinal, torna-se possível mostrar como o ensino está sendo transmitido e os desafios encontrados.    

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Como fazer os registros e a documentação pedagógica de aulas remotas?

Embora o ensino remoto esteja sendo um grande desafio, ele proporciona o uso de várias ferramentas como, por exemplo, vídeos, e-Books, quiz, jogos virtuais, entre outros. Todas essas atividades devem ser registradas e documentadas. Para isso, uma boa alternativa é ter um portfólio pedagógico ou registro da avaliação de desempenho. 

Ele funciona como um diário, mas pode ser feito on-line. Quando bem elaborado, ajuda o professor a analisar o desempenho dos alunos, bem como identificar as principais dificuldades encontradas nesse período.

Assim, a documentação pedagógica poderá ajudar o docente a identificar alterações que precisem ser realizadas no planejamento pedagógico, de forma que a proposta se ajuste às necessidades do aluno.

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O que colocar? 

Dentre as anotações que devem estar presentes no portfólio pedagógico estão, por exemplo, os registros que indicam o nível de aprendizagem dos alunos diante das atividades realizadas. Além disso, é importante que sejam colocadas também as reflexões do docente sobre a aprendizagem individual de cada um. 

Com essas anotações, ficará mais fácil para os docentes programarem as próximas atividades. Além disso, terão como avaliar se o desempenho ruim de determinado estudante não foi em apenas um período. Afinal, é importante considerar que em épocas de aulas remotas, muitas coisas podem influenciar na aprendizagem. Há desde casos nos quais o discente não teve acesso ao computador com internet, como precisaria, até mesmo a dificuldade dos pais de acompanharem e incentivarem o estudo.  

Por fim, é importante considerar que o portfólio pode ser adotado por toda a escola. Dessa forma, se compartilhado com os colegas e com o coordenador, os profissionais podem identificar práticas realizadas durante o ensino remoto, que foram mais eficientes. Assim, poderá direcionar o planejamento, de forma que obtenham melhores resultados. 

Vale lembrar que junto a esse documento pedagógico, é importante arquivar alguns registros. Dentre eles: 

  • Print de telas;
  • Depoimentos dos estudantes;
  • Histórico de mensagens;
  • Fotos e vídeos, entre outros. 

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O que não fazer no registro e na documentação pedagógica?

  • Evite usar muitas citações teóricas. Embora elas ajudem a embasar um ponto de vista, a documentação deve focar na prática e nos resultados obtidos;
  • Não faça anotações genéricas como, por exemplo, “foi um sucesso”. A documentação pedagógica é para ser específica;
  • Não se esqueça dos registros visuais, pois os prints e exemplos são muito importantes.

Assim como a documentação pedagógica, a avaliação a distância também vem sendo um desafio!

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