Como motivar os alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas

Confira 6 ótimas estratégias para incentivar os alunos a ligar as câmeras nas aulas remotas e participar mais ativamente das aulas!


Como motivar os alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas

As aulas remotas se tornaram uma realidade durante a pandemia, mas nem todo mundo se sente à vontade diante das câmeras. Muitos alunos sentem vergonha de aparecer e os professores não podem forçá-los a isso. Precisa ser algo natural, da mesma forma que a escola não pode obrigar o aluno a aparecer nas aulas presenciais.

Porém, é interessante que os professores encontrem estratégias para estimular os alunos a ligarem as câmeras durantes as aulas remotas. Todos já estamos à distância e ver rostos conhecidos faz muita diferença, além de deixar a aula mais dinâmica.

E, como estamos aqui para ajudá-lo nessa importante missão, segue abaixo uma lista com estratégias que a equipe pedagógica pode usar com os alunos nesse sentido. Confira!

 

6 estratégias para ligar a câmera nas aulas remotas

1. Substitua a ordem pela sugestão

Palavras de ordem não costumam funcionar muito bem com as crianças pedagogicamente. Assim como os adultos, elas não gostam de serem mandadas e a ordem acaba gerando uma sensação de medo, como um tipo de ameaça.

Por exemplo, em vez de falar “eu quero” impondo aos alunos algo ou sugerindo que eles agradem o professor fazendo o que ele quer, falar “eu espero” mostra uma sugestão. Assim, eles se sentirão mais livres para tomar as próprias decisões.

2. Faça uma pesquisa

O primeiro ponto é entender porque os alunos não ligam as câmeras nas aulas remotas e esses motivos podem ser os mais variados:

  • internet lenta;
  • imagem da câmera ruim;
  • passam várias pessoas ao fundo;
  • o aluno sente vergonha de aparecer;
  • o computador ou qualquer outro dispositivo aquece.

Como dissemos, os motivos podem ser os mais variados, mas para sugerir que eles liguem as câmeras nas aulas remotas, é preciso, primeiro, entender porque isso não acontece.

Uma boa forma de fazer isso é criando um questionário, como aqueles Formulários do Google que são gratuitos ou enquetes pelas redes sociais ou em um grupo no Facebook ou mesmo pelo WhatsApp.

Só a partir disso é possível encontrar uma solução que seja viável a todos ou, ao menos, para a maioria.

3. Use os jogos

Os alunos ficam muito mais animados quando o assunto é jogar online e, nesse caso, podem se sentir mais motivados a mostrar o rosto.

Existem muitos jogos que podem ser usados, por exemplo, pelo Zoom: Pictionary, Monopólio, Xadrez, Caça ao Tesouro e assim por diante. Essa é uma ótima estratégia que tem grandes chances de funcionar.

4. Mostre empatia

A empatia é a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro. É algo extremamente necessário para todos, especialmente neste momento, e o professor pode aproveitar para se colocar no lugar dos alunos e mostrar isso.

Assim, ele pode contar aos alunos sobre uma situação em que não quis ligar a câmera porque sentiu vergonha. Mas que existem coisas que precisam ser feitas para ter um resultado melhor e que assim, perdeu a timidez, ligou a câmera e foi uma boa escolha.

Isso dará uma sensação aos alunos de que eles não estão sozinhos e que até mesmo o professor não se sente à vontade para ligar a câmera. Isso mostra que todos somos humanos e iguais.

Saiba como trabalhar as Competências Socioemocionais no Ensino Híbrido

5. Permita que os alunos mostrem apenas uma parte do corpo

É bem comum sentir vergonha de mostrar o rosto, mas os alunos podem se sentir mais à vontade em mostrar uma outra parte do corpo como o braço e não há problema com isso. E quando ele entender que está tudo bem, aos poucos, vai acabar mostrando o rosto na frente da câmera.

6. Permita gravação de vídeo

Vai passar uma tarefa que os alunos precisam mostrar o rosto? O professor pode sugerir aos mais tímidos para gravarem um vídeo e enviarem no privado. Dessa forma, eles mostram o rosto, mas não precisam mostrar para a turma inteira.

É bom provável que essa estratégia ajude-o a perder a timidez com o passar do tempo.

Como você pode perceber, há muitas estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula para incentivar os alunos a ligarem suas câmeras nas aulas remotas. Coloque-as em prática e veja os resultados.

Quer receber mais dicas que vão te ajudar no seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Conheça outras dicas para 2021 no eBook completo sobre Ensino Híbrido!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter