O que é um LMS?

Learning Management System


Ambiente virtual, acessado por vários dispositivos eletrônicos

Learning Management System ou LMS são plataformas ou ambientes virtuais educativos que disponibilizam informações acadêmicas e/ou administrativas para as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem utilizando-se da internet. 

São utilizadas tanto para cursos à distância quanto para empreendimentos educacionais presenciais ou semipresenciais. Por meio deste recurso é possível ter acesso a informações relativas a aproveitamento dos alunos nos cursos em que estão inscritos, como notas e presenças ou faltas, assim como também ter meios de comunicação que envolvam a direção da escola, a secretaria, os docentes, os alunos e seus responsáveis quando isso for necessário. Estas plataformas operam tanto em computadores (desktops ou notebooks) quanto em dispositivos móveis. 

A tendência é que ocorra um crescimento cada vez maior quanto ao uso destes ambientes ou plataformas em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, com a disponibilização de acesso a recursos para estudo (como livros digitais, vídeos educativos, textos, arquivos em áudio, imagens, links...) relacionados aos currículos em estudo e também de toda uma métrica quanto ao desempenho do aluno não apenas quanto a notas, mas também quanto a seus acessos, textos lidos, vídeos assistidos e, inclusive, planificação de estudos direcionada aos seus interesses, ou seja personalizada. Há, também, o uso de recursos de gamificação para tornar o ambiente mais instigante, desafiador e interessante para os estudantes que são nativos digitais.

Há um claro propósito de, através do uso dos LMS, incentivar o estudo e o aprofundamento por parte dos estudantes. Neste sentido as ferramentas disponibilizadas possibilitam não apenas o acesso a recursos para complementar e enriquecer atividades das aulas presenciais como também proporcionam a possibilidade de ter em mãos materiais curados e indexados, apropriados para seu estudo e que, em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, imagem, gráficos, tabelas, HQs, Infográficos), se adequem a melhor linguagem para aprendizagem de cada aluno. Neste sentido uma das proposições dos LMS é personalizar os estudos e, ao mesmo tempo, permitir que ocorra a qualquer momento e em qualquer lugar com acesso à internet. A oferta de dados de rendimento, como notas e comparativos de aproveitamento entre os alunos, ou ainda a detecção de dificuldades específicas dos alunos proporciona também a chance destes educandos focarem em temáticas ou disciplinas específicas em que estejam com maiores dúvidas e, consequentemente, tendo notas menores em avaliações.

É igualmente importante diferenciar o LMS dos AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) que tem mais foco em formações à distância ou semipresenciais, funcionando como cursos em que há conteúdos e temáticas específicas sendo trabalhadas em EAD, com materiais focados e apoio de professores ou tutores. No caso dos LMS há a preocupação em oferecer dados administrativos e/ou acadêmicos que cubram o âmbito geral da formação do educando, disponibilizando ferramentas de comunicação, informação, acesso a materiais, planificação de estudos, agenda acadêmica, notas, métrica de desempenho sem que, neste caso, exista a preocupação em ministrar um curso específico.


João Luís de Almeida Machado

João Luís de Almeida Machado

Consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

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