Alunos da Educação Especial de Lorena participam de projeto sobre sua identidade
Em Lorena, um projeto educacional desenvolvido com alunos da Educação Especial da rede pública de ensino tem estimulado a criatividade dos adultos a saberem um pouco mais sobre si
O projeto ‘Quem sou eu?’ proporciona aos alunos um conhecimento mais amplo sobre sua história; o significado de seu nome e a construção de valores de família e de vida, valorizando sua identidade.O trabalho vem sendo desenvolvido nas aulas de Informática Educacional, na escola municipal Professora Cyrene Leite de Almeida, com base na leitura e interpretação de textos reflexivos, prática da escrita, teste de personalidade e pesquisa relacionada à história dos alunos.Durante as aulas, eles aprendem a identificar os componentes do computador e suas funções. Para desenvolver o trabalho, são usados recursos como o software Dosvox e o processador de texto, além de navegador da internet e câmera digital.“Mediante toda essa proposta de trabalho aplicada, os alunos têm desenvolvido habilidades tecnológicas, que são muito importantes para os dias de hoje. O resultado vem se mostrando muito significativo, pois por meio deste projeto os alunos estão vivenciando o trabalho em equipe, prática de pesquisas e aprimoramento da leitura e escrita”, comentou Layla Monique Castilho de Souza, instrutora técnica de Informática Educacional da Planneta, que promove o programa em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena.“Graças às aulas de informática pude realizar um sonho, que era aprender a mexer no computador. A minha maior dificuldade era lidar com a máquina. Meu grande desejo era o de ligar um computador, digitar um texto, saber entrar na Internet. Com este projeto, pude realizar essas atividades. Sou grata à professora Layla, pela paciência que teve comigo e com meus colegas. Com passos lentos, vou seguindo em frente e realizando tudo que ainda tenho vontade”, disse, emocionada, a aluna Luzia Aparecida Frade Alvim.Ao final do projeto, os alunos receberão o livro ‘Quem sou eu?’, contendo suas histórias e fotos.“O projeto está sendo gratificante, pois os alunos estão entusiasmados com a atividade apresentada e animados para concretizar e obter o produto final, feito com muito amor, pela própria dedicação e esforço de cada aluno. Os alunos são bem participativos e dedicados; isso vem tornando as aulas mais prazerosas e divertidas. Fico orgulhosa de ver quão capazes eles são”, conclui a instrutora.
Veja mais
Notícias
Osasco será o 1º município da América Latina a receber soluções da Apple para educação
Férias com muito aprendizado, diversão e tecnologia. Assim teve início o “Projeto Eu tenho Futuro - Férias na escola”, que conta, neste ano, com...
Notícias
Educação pública dá um salto em Taboão da Serra, atingindo nota 6,8 no IDEB
A educação de Taboão da Serra obteve mais uma vez um ótimo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, divulgado ontem pelo...
Notícias
Educação de Osasco registra avanço no desempenho do IDEB 2017
A educação na rede municipal de Osasco vem evoluindo a cada ano, dando um salto de qualidade no Ensino Fundamental, ao contrário de tantas cidades...
Notícias
Abertas as inscrições para a formação de educadores em tecnologias educacionais e ensino de línguas
O desenvolvimento veloz das novas tecnologias provoca uma contínua demanda por aprimoramento profissional, principalmente por novas propostas que podem ser...