Em Taboão da Serra, placas em inglês nas escolas municipais ajudam na aprendizagem do idioma


Crianças de Taboão da Serra segurando placas em inglês para a foto

As placas de sinalização que encontramos por todos os lugares viraram instrumentos de aprendizagem nas escolas municipais de Taboão da Serra. Pensando nos benefícios e facilidades de se aprender uma nova língua na infância, educadores de 25 escolas da rede tiveram a ideia de adesivar palavras em inglês em placas espalhadas por todas as unidades de ensino, a fim de tornar bem natural o aprendizado do idioma mais falado do mundo. Assim, as crianças assimilam as palavras em inglês usadas no dia a dia.

As placas começaram a ser instaladas em algumas escolas pelos próprios alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em ambientes como secretaria, sala dos professores, banheiros e cozinha. “Com estas placas conhecemos palavras muito úteis em inglês e pouco a pouco aprendemos a pronunciar certinho cada uma dessas palavras; além de deixarem a nossa escola com uma aparência bem mais agradável. O professor de inglês está de parabéns", diz a aluna Maria Luíza de Oliveira, do 5º ano da EMEF Maria Alice Borges Ghion.

Para a educadora Alice Gomes Costa Prado, diretora da EMEF Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, o projeto ajuda a desenvolver habilidades básicas. “Uma vez que o inglês é uma língua universal, o recurso das placas de identificação no ambiente escolar é positivo, pois promove uma interação dos alunos com os espaços físicos da escola e também com o novo idioma. A colocação dessas placas traz junto um incentivo à leitura na língua inglesa. É uma forma de valorizar a prática do idioma; um trabalho diferenciado, que com certeza faz a diferença no aprendizado. Os novos olhares e perspectivas sobre a educação são importantes para um ensino de qualidade”, conclui.

A iniciativa do projeto aconteceu durante o Programa de Formação de Educadores 2018, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a empresa Planneta Educação.
 


Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter