Alunos da rede municipal de Lorena aprendem o idioma inglês com ajuda de jogos diferenciados

Os educadores têm usado recursos diferenciados para ensinar a Língua Inglesa


Alunos brincando ao aprender inglês com jogo de pontos no chão

Chamar a atenção das crianças em sala de aula muitas vezes não é uma tarefa fácil. A fim de tornar o momento de aprendizagem mais dinâmico, os educadores da rede municipal de Lorena têm usado recursos diferenciados para ensinar a Língua Inglesa. Desta vez, um jogo muito conhecido pela garotada foi parar em sala de aula: o Twistter.  Com ele, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof.ª Leda Maria Bilard de Carvalho têm aprendido as cores em inglês de forma bem mais divertida.

“Assim os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com o vocabulário em inglês de maneira lúdica e intuitiva, facilitando o processo de compreensão, memorização e aquisição da língua”, explica Guilherme Mariano, mediador da Planneta Educação, empresa que oferece as oficinas de Língua Inglesa em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena.

Na atividade em que o jogo foi o protagonista, os alunos deveriam identificar a cor sorteada e se posicionar de acordo com o tabuleiro, respondendo perguntas em inglês feitas pelo mediador, a fim de desenvolverem a comunicação.

“Tendo em vista que os alunos do 1° ano são ainda bem pequenos e acabaram de deixar a Educação Infantil, as aulas de inglês trazem uma abordagem lúdica, sinestésica e com recursos audiovisuais, viabilizando a articulação entre as experiências vividas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, garantindo assim a continuidade dos processos de aprendizagem”, afirma Mariane Ramos, coordenadora do Programa de Línguas Estrangeiras, em Lorena.

Além de aprenderem as cores em inglês, os alunos trabalharam também as partes do corpo, como forma de obter consciência corporal, brincando. Com essa abordagem lúdica nas aulas é possível abordar habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação, previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com estudos de aprendizagem baseados na neuroeducação, um ambiente lúdico é favorável ao aprendizado efetivo, além de desenvolver a atenção e a socialização.


Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter