Professores de Osasco passam por aprimoramento profissional em educação especial e inclusiva

Curso de formação dará ênfase na prática pedagógica inclusiva


Menina sorrindo ao mesmo tempo fazendo uma atividade no computador

Os professores da rede municipal de Osasco que têm alunos com deficiência em suas classes participam de um curso de formação para aprimorar seus conhecimentos. O objetivo é contribuir para a melhoria do aprendizado desses alunos e tornar o dia a dia em sala de aula mais inclusivo.  A ‘Formação em educação especial na perspectiva da educação inclusiva’ terá uma carga horária de 40 horas, com encontros bimestrais e aplicabilidade em sala de aula pelos professores. Estão sendo abordados cinco eixos principais:  ‘Educação inclusiva – legislação brasileira e desenho universal da aprendizagem’; Práticas pedagógicas inclusivas para alunos com deficiência e adaptação curricular’; ‘Transtornos globais de desenvolvimento’; ‘Processo de ensino e aprendizagem’ e ‘Acompanhamento em sala de aula no contexto inclusivo e utilização de recursos pedagógicos acessíveis’.

“O objetivo da formação é apresentar um panorama geral do atendimento ao aluno com deficiência, além de apoiar os professores com recursos e práticas pedagógicas diversificadas que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos”, aponta Daniela Cassiano, Gerente de Operações da Planneta Educação, empresa que promove o curso, em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco.

A formação é realizada no Centro de Formação (Av. Marechal Rondon, 263 – Centro), em dois horários: 7h30 às 11h30 e de 13h30 a 17h30, para que todos professores, dos turnos da manhã e da tarde, possam participar.


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