Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos

Por meio do projeto de Línguas Estrangeiras, eles elaboram desde o layout até os pratos que serão servidos


Sala de aula em atividade com o professor

Neste mês de maio os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Lorena estão, literalmente, em um restaurante nos Estados Unidos. Eles não foram fisicamente, mas com lápis, papel e criatividade suas mentes estão totalmente voltadas para a terra do Tio Sam. É que ao longo deste mês eles participam de um projeto de aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem, onde estão elaborando o cardápio para um restaurante norte-americano. O restaurante é fictício, mas os alunos estão criando desde os pratos oferecidos no local até o layout do cardápio.

A ideia do projeto, que está sendo executado durante as aulas de Língua Inglesa dos professores participantes do curso de formação oferecido pela Planneta Educação neste semestre, em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena, foi do professor Maurício Sverberi de Aguiar, que atua na Escola Municipal Professor Climério Galvão César. O objetivo é ensinar os nomes das comidas, mas ele também pode colocar em prática a abordagem PBL (Project Based Learning) ou Aprendizagem Baseada em Projetos, uma das técnicas utilizadas nas metodologias ativas. Ao aplicar as metodologias ativas em sala de aula, os professores estão proporcionando, além do aprendizado do conteúdo curricular, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“A execução desse projeto teve como fio condutor a pergunta motivadora “How would be a great menu for your restaurant?” (Como seria um ótimo cardápio para o seu restaurante?), que foi lançada no início da aula, para que, a partir dela, os alunos trouxessem possíveis respostas e sugestões para conduzir o andamento e desenvolvimento do projeto”, explicou o professor.

As técnicas de Metodologia Ativa foram trabalhadas com os professores de Lorena nos cursos de formação de professores também oferecidos pela Planneta Educação.

“O foco principal das formações em metodologias ativas é proporcionar aos professores um novo olhar para o ensino da língua estrangeira, levando novos conceitos, onde o aluno é protagonista do aprendizado e participa da criação do projeto. A partir de uma pergunta motivadora, que provoca o pensamento crítico, é possível desenvolver habilidades sociais nos alunos, resultando em uma aula com real sentido do conteúdo na prática e na vivência dos alunos”, diz Carmelita Croce, consultora educacional da Planneta Educação.

O projeto tem sido tanto sucesso entre os alunos que será estendido a outras turmas do Ensino Fundamental II em outras escolas da rede.


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