Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular

A oficina de Língua Inglesa, oferecida aos alunos da rede municipal de Osasco, já está sendo adequada às ações propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Crianças sentadas no chão da quadra realizando atividades ao ar livre

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada no final do ano passado pelo MEC e que entra em vigor em 2019 no Ensino Básico, já está sendo oferecida a alunos de Osasco. Algumas das ações em curso é o planejamento e o desenvolvimento de atividades lúdicas que promovem a participação efetiva dos alunos, nas quais eles são desafiados a executar comandos e desafios no novo idioma, com o objetivo de vivenciar situações de comunicação e intercâmbio oral em Inglês, além de exercitar o uso de palavras dentro de um contexto discursivo.

Esta vivência foi observada em uma atividade de trilha realizada nas escolas, em que os alunos precisariam lançar um dado para que o número sorteado selecionasse a casa na trilha e, por sua vez, o comando ou frases que o aluno precisaria praticar para avançar até o final do jogo. Esta é apenas uma dentre as várias atividades em inglês que estão sendo aplicadas nas oficinas de Língua Inglesa no município.“Adotar a BNCC nos planejamentos pedagógicos e identificar habilidades e competências que ela aponta durante as aulas nos permite direcionar ainda mais o foco dos alunos e do professor para o que é mais necessário, de acordo com o currículo e as necessidades futuras dos estudantes”, afirma Leandro Lopes, mediador da Oficina de Inglês em Osasco.

A oficina trabalha o idioma inglês de forma lúdica, com atividades que promovem o desenvolvimento da comunicação na nova língua, juntamente com a interação entre os colegas.“Identificar as competências gerais da BNCC desde já e colocá-las em prática torna as aulas muito mais objetivas e potencializa o aprendizado dos alunos, bem como ajuda na construção de um currículo que atenda as exigências atuais do processo de ensino e aprendizagem”, diz Marco Lima dos Santos, também mediador da Planneta Educação.A oficina de Língua Inglesa faz parte do Programa ‘Mais Tempo na Escola’, desenvolvido pela Planneta Educação, empresa parceira da secretaria municipal de educação de Osasco. O programa está presente em 16 escolas de Ensino Fundamental I e acontece no contraturno das aulas, beneficiando mais de 1.300 alunos.“Incluir as adequações necessárias em nossa rotina nas escolas permite que a gente se familiarize desde já com os principais aspectos da nova BNCC, antes da obrigatoriedade imposta pelo MEC. Iniciar esse direcionamento também tem ajudado os mediadores em uma importante reflexão sobre a real magnitude e brilho de seu trabalho”, conclui Alline Mariany Pires Vieira, coordenadora pedagógica da Planneta Educação, em Osasco.


Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter