Palestra em Caraguá promoveu o encontro de pais e responsáveis por crianças autistas
Evento fez parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo
O tema “Autismo e Família: Orientação, Informação e Cuidados” envolveu os pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em palestra ministrada pela psicóloga e neuropsicóloga Edivirgem Cristina da Silva, na noite de sexta-feira (6), na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Caraguá por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a empresa Planneta.
Para Ricardo Ribeiro, secretário de Educação do município, o evento faz parte do compromisso com a rede de ensino, buscando atender cada vez melhor o aluno com TEA e a sua família. “Investimos na capacitação dos professores durante o ano todo. No que diz respeito aos pais, é importante a promoção de encontros como o de hoje, por meio do qual um assunto tão delicado pôde ser tratado de maneira positiva”, diz Ribeiro.
Na palestra voltada para as questões familiares, os participantes ainda puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros pais. Especialista no assunto, Edivirgem Cristina revela que ainda hoje as pessoas acreditam que autistas são aquelas crianças que só balançam, não pensam e não falam. “Não é nada disso. Quem possui Transtorno do Espectro Autista pode conversar, estudar e inclusive trabalhar, a depender do grau de comprometimento do cérebro”, explica.
Tatiane Ferreira (33), mãe de gêmeos diagnosticados com TEA, conta que a palestra foi, na verdade, um encontro colaborativo. “Gostei muito da troca de informações, das dicas e orientações que recebi. Saio ainda mais consciente sobre a importância de sermos mais participativos com relação aos nossos filhos. O resultado que esperamos também depende muito da nossa dedicação”, conclui.
O evento fez parte da Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Educação, Esportes e Saúde, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, CIAPI – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, Acalento – Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano e APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais.
Essa iniciativa também contou com o apoio do programa Família Participativa, que tem o objetivo de aproximar a família da escola e auxiliar nos avanços da educação em Caraguá.
Veja mais
Notícias
Osasco será o 1º município da América Latina a receber soluções da Apple para educação
Férias com muito aprendizado, diversão e tecnologia. Assim teve início o “Projeto Eu tenho Futuro - Férias na escola”, que conta, neste ano, com...
Notícias
Educação pública dá um salto em Taboão da Serra, atingindo nota 6,8 no IDEB
A educação de Taboão da Serra obteve mais uma vez um ótimo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, divulgado ontem pelo...
Notícias
Educação de Osasco registra avanço no desempenho do IDEB 2017
A educação na rede municipal de Osasco vem evoluindo a cada ano, dando um salto de qualidade no Ensino Fundamental, ao contrário de tantas cidades...
Notícias
Abertas as inscrições para a formação de educadores em tecnologias educacionais e ensino de línguas
O desenvolvimento veloz das novas tecnologias provoca uma contínua demanda por aprimoramento profissional, principalmente por novas propostas que podem ser...