Como escolher e utilizar o Livro Didático em sala de aula

Já escolheu o livro didático para o ano letivo? Veja dicas do que avaliar e de como usar essa ferramenta!


Como-escolher-e-utilizar-o-Livro-Didatico-em-sala-de-aula

A escolha do livro didático é um momento muito importante. Afinal, esse é um material pedagógico que deve, além de ter qualidade, estar de acordo com a metodologia de ensino adotada pela instituição.

Por isso, são vários os pontos que precisam ser analisados, antes da escolha do livro didático. Autor, qualidade da impressão, ilustrações, conteúdo, exercícios, entre outros, devem ser cuidadosamente verificados.

Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que ajudarão na escolha do livro didático e também em seu uso. Confira!

Material grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?

 

Dicas para selecionar o livro didático

Antes de escolher por uma ou outra publicação, é preciso avaliar bem. Confira dicas do que verificar na hora da análise!

Material grátis: Manual de implementação da BNCC!

 

Metodologia e Projeto Político Pedagógico (PPP)

O livro didático é mais uma ferramenta que pode ser usada no dia a dia escolar. Por isso, ele deve estar de acordo com a metodologia de ensino adotada. Em suma, a obra tem que ser fácil de ser usada, oferecer um bom suporte ao professor e ser estimulante para o aluno.

Da mesma forma, o livro precisa estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino. Afinal, o discurso da obra tem que seguir a mesma linha da instituição. Para saber se a obra está de acordo com o PPP, verifique se o material dialoga com os principais pontos contidos no documento.

Material grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Autor

Outro ponto que precisa ser analisado é quem é o autor do livro didático avaliado. O ideal é pesquisar a formação e o histórico do responsável, para avaliar a experiência dele e também o seu perfil metodológico.

Isso ajudará o docente a encontrar um livro didático que esteja mais alinhado com o trabalho do professor. Além disso, dará mais segurança quanto à qualidade do material.

 

Material ou livro do professor

Trata-se de um livro especial, que é direcionado ao docente, e traz dicas e complementos que têm como objetivo colaborar com o docente, no preparo da aula. Dessa forma, é importante avaliar se esse conteúdo é claro, objetivo e útil.

Afinal, esse material deve servir para apoiar e ajudar o docente a enriquecer as aulas. Se ele não conseguir fazer isso, pode ser melhor escolher outro livro didático, que traga o material do professor completo e eficiente.

 

Material digital

Atualmente, além do livro didático e do conteúdo do professor, é comum que a obra acompanhe também um material digital. Ele costuma trazer, por exemplo:

  • vídeos;
  • esquemas;
  • conteúdo audiovisual;
  • planos de desenvolvimento bimestral, entre outros.

Assim, na hora de avaliar o livro didático é recomendado que o material digital também seja considerado. Ele é realmente útil? Traz ideias e conteúdos relevantes e aplicáveis? Está de acordo com a metodologia adotada pelo docente? Esses são pontos que devem ser considerados na hora da escolha.

Material grátis: Ensino Híbrido: necessidade no mundo pós-pandemia!

 

Atualizações

É claro que um livro impresso tem as suas limitações quanto às atualizações de conteúdos. Mas, ao mesmo tempo, ele precisa estar o mais próximo possível da atualidade.

Um exemplo disso é o livro didático de biologia. O mundo está passando por uma pandemia desde 2020 e se a obra realmente estiver atualizada, já cita isso.

Claro que se o conteúdo que você está usando em sala ainda não tiver essa abordagem, você tem como levar artigos, notícias e vidros para debater isso com a turma. No entanto, é sempre importante lembrar que para que o livro didático seja atrativo para os alunos, ele tem que se aproximar com a realidade deles. Assim, quanto mais atualizado for, melhor.

Saiba mais: Tendências na Educação Infantil em 2022!

 

Exercícios propostos e outras atividades

As atividades propostas nos livros didáticos sempre são interessantes e podem ajudar a envolver os estudantes com o conteúdo. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que as sugestões dadas possam ser praticadas no ambiente educacional.

Assim, cabe ao professor, antes de escolher a obra, ver se o que ela propõe tem como ser realizado na escola ou se não há estrutura necessária. Afinal, de nada adianta uma boa ideia, se ela não tem como ser executada.

Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!

 

Impressão

Por fim, avalie também a qualidade da impressão do livro didático. Veja se as imagens são bem definidas, se não há erros de diagramação, entre outros. No dia a dia, esses pequenos detalhes farão a diferença.

 

Dicas de como usar o livro didático

  • Peça que os alunos leiam e resumam o conteúdo do tópico em um parágrafo;
  • Solicite que o estudante relacione a imagem com o conteúdo abordado em aula;
  • Oriente a anotação de tópicos importantes;
  • Realize as atividades complementares sugeridas;
  • Use o conteúdo digital enviado;
  • Fique atento às sugestões do livro do professor, pois sempre pode ter algo novo para enriquecer a aula.

 

Enfim, o livro didático é um material importante e que deve ser bem escolhido. Dessa forma, o professor terá um aliado na produção e execução das aulas.

Além dele, os filmes também podem se tornar ferramentas interessantes.

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter