Habilidades interpessoais
No mundo corporativo, desenvolver habilidades interpessoais é fundamental, pois direciona os indivíduos a trabalharem bem em conjunto e os torna mais aptos a atingirem grandes objetivos
Quando se fala em Habilidades Interpessoais, algumas pessoas pensam: o que será isso de fato? Será que eu tenho? Como posso desenvolver? O que isso me trás?
Na verdade, todos nós possuímos essas habilidades, uns mais, outros menos.
Essas habilidades são construídas mediante nossos valores, nossas crenças, nossas culturas. Sendo assim, Habilidades Interpessoais nada mais são do que as capacidades de se relacionar com outras pessoas, ter uma interação social, saberem conversar, entender o outro, discutir sem brigar, ouvir, falar em público, cativar o outro, gerando resultados positivos a partir dessa interação.
No mundo de hoje ter essas habilidades, torna nosso dia a dia flexível e dinâmico, pois objetivos são atingidos mais facilmente. É possível motivar o outro e consequentemente quem tem mais essas habilidades mais desenvolvidas, consegue coordenar melhor, liderar melhor e resolver melhor os problemas.
Algumas habilidades como cordialidade, empatia e autoconhecimento são fundamentais, pois ajudam a conhecer o nosso comportamento e a nos colocar no lugar do outro.
Existem algumas maneiras de desenvolver um pouco mais nossas habilidades, nos ajudando assim a construir relacionamentos mais sólidos. Para isso é preciso estar atento à nossa comunicação verbal e não verbal, o dom da clareza, falar com tranquilidade, expor suas opiniões, mas também saber validar a opinião do colega. É preciso estar atento às linguagens corporais, tanto a sua, como a do outro: contato visual, postura, tom de voz. Para que essas pequenas, mas importantes coisas sejam analisadas, é preciso saber ouvir, escutar o que outro fala, manter um ciclo de comunicação clara, se preciso questione, instigue novos pensamentos sempre com boas maneiras, cordialidade e respeito, uma vez que você consegue desenvolver estes pontos a solução de problemas passa a ser feita de maneira eficiente.
Todos esses pontos: comunicação verbal, não verbal, questionar, ouvir, entre outras, são habilidades que todos possuem, mas que ao longo da vida pessoal e profissional precisam ser aprimoradas. É preciso lapidar cada uma delas, e quando isso acontece os benefícios são imensos para você e para quem convive com você, pois transforma todo um processo que poderia ser moroso em algo agradável, algo que todos querem fazer parte.
Melhore suas Habilidades Interpessoais e instigue isso nas pessoas a sua volta, cada vez que uma pessoa se torna melhor, o ambiente em volta se torna melhor também. As soluções surgem, o trabalho em equipe evolui.
“Seja parte do todo: ouça, motive, lidere e influencie.”
Giovanna Baisi de Freitas
Analista de Processos, formada em Gestão em Processos Gerenciais pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência de 5 anos na área de Gestão em Processos.
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