Você sabe o que fazer com o seu dinheiro em tempo de crise? Poupança x Tesouro Direto
Confira dicas para fazer seu dinheiro render em tempos de crise
Temos acompanhado há alguns meses os problemas econômicos que o nosso país tem enfrentado, e toda a movimentação política que tem desgastado ainda mais a nossa imagem econômica no mundo. Isso só fortalece a insegurança do que podemos fazer com o nosso dinheiro.
Mesmo em tempos de crise, tenho acompanhado alguns amigos que estão aproveitando desse período de instabilidade para se aprofundarem no tema Investimentos, e assim conseguirem um rendimento melhor do que a tão conhecida e divulgada Poupança e com níveis de segurança equivalentes.
Um dos investimentos que tem se destacado na economia é o Tesouro Direto, que vou comparar a seguir, com a Poupança.
Segundo a InfoMoney, o Tesouro Direto é direcionado às pessoas físicas e os títulos são negociados por meio da internet e são considerados investimentos de baixo custo e seguros, já que são títulos públicos.
O portal InfoMoney divulgou que o rendimento da Poupança foi de apenas 4% e nos últimos doze meses, a aplicação acumulava alta de 8,37%. Nesse mesmo período a inflação foi de 9,62%. É possível perceber que, para aqueles que deixaram seu dinheiro aplicado na Poupança ocorreu a perda do poder de compra. Basta comparar os números.
Se nesse mesmo a aplicação do dinheiro tivesse sido feita em um título do Tesouro Direto, em certos casos, o rendimento seria do dobro da Poupança. Por exemplo, o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2019 acumulou no mesmo período (Jan-Jun/16) alta de 17% em doze meses.
Outro ponto importante, é que os títulos do Tesouro Direto podem ser adquiridos a partir de R$30,00 e é necessário ter CPF e uma conta corrente para realizar a negociação (compra e venda) desses títulos. No Tesouro Direto também é necessária uma instituição financeira, que irá por meio de uma plataforma dar condições de negociar os títulos. Inclusive, você sabia que seu banco também faz esse serviço? E nesse momento você pensa: por que o Gerente não te ofereceu esse investimento mais rentável.
Um dos grandes motivos para a Poupança continuar a ser a “queridinha” dos brasileiros é a simplicidade de aplicação, ser o “produto” a que o seu gerente mais te oferece e muitas vezes a insegurança em não conhecer outras possibilidades de investimentos.
Aqui destaquei apenas dois tipos de investimentos, mas no mercado existem mais de uma centena deles. Então é importante você se aprofundar no tema para escolher o melhor destino para o seu tão suado e em tempo de crise, escasso dinheiro.
Boa sorte nessa empreitada e quem sabe você seja em breve um novo milionário!
Referência citada:
Juliano Moreira de Almeida
Pós-graduado em Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e bacharelado em Administração. Formador e palestrante Internacional da metodologia Cooperative Learning da empresa Kagan em parceria com a Universidade de San Diego e Professor universitário dos cursos de Administração e de Recursos Humanos. Experiência Internacional na área administrativa e de ensino-aprendizagem.
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...