Gestão e Jeitinho: evasão escolar

Temas como esse, não têm jeitinho que resolva


Sala de aula vazia

- Olá, Sr. Jeitinho, como vai?

- Não muito bem, Sr. Gestão. Estou com um sério problema na minha (sic) escola. Estou tendo um número alto de evasão escolar.

- Evasão escolar? Isso é um grande problema, Sr. Jeitinho. Já fez algum diagnóstico para levantar alguns dos prováveis motivos que podem estar provocando essa evasão?

- Ah, Sr. Gestão, estou tentando dar um jeitinho. Esses dias, consegui detectar um dos prováveis motivos. Peguei um professor utilizando um jogo de tabuleiro na sua aula de Geografia, pode?

- Sr. Jeitinho, jogos na sala de aula são um dos principais métodos de ensino e aprendizagem nos dias atuais, além de um ótimo recurso didático para o engajamento dos alunos. Não vejo isso como um motivo que possa causar a evasão escolar.

- Mas Sr. Gestão, eles já jogam em casa. Para que jogar na sala de aula?

- Exatamente por isso, Sr. Jeitinho, que devemos incentivar e orientar nossos docentes a trazerem os jogos e outras tecnologias para a sala de aula como suporte didático, trazendo inovação e, como disse anteriormente, engajamento dos alunos. Além disso, precisamos também fazer com que o aluno perceba que a escola está adequada às demandas sociais e à realidade, preparando-o cada vez mais para o mercado profissional atual, e os jogos e as tecnologias permeiam o convívio e a cultura atual.

- Ah, Sr. Gestão, sei lá. Acho que os métodos disciplinares tradicionais e rígidos são mais adequados à sociedade atual. Oriento meus professores a serem mais rígidos com os alunos, evitando conversas e o uso de tecnologias como celulares em sala de aula.

- Sr. Jeitinho, como disse anteriormente, as Tecnologias de Informação e Comunicação devem ser adequadas à sala de aula e servir como suporte no aprendizado. Além disso, um regime disciplinar opressor torna o clima escolar desagradável, fazendo com que o aluno não se sinta bem na escola, possibilitando sua evasão. O ambiente escolar deve ser o mais agradável possível para a convivência entre os alunos, pois ele permanece várias horas na escola, e o clima e a cultura escolar são responsabilidade de todos nós, integrantes do processo educativo.

- Mas, Sr. Gestão, não é o professor quem manda na sala de aula? Não é ele e o quadro negro que devem ditar as normas? Não é esse o jeitinho certo de se fazer as coisas?

- Enquanto enxergarmos o professor exclusivamente como a figura mais importante no processo educativo, estaremos perdendo o foco principal: o aluno. Ele deve ser o centro das atenções. Vendo-os assim, estaremos comprometidos em trazer para a sala de aula aquilo que o atenda e que o capacite para encarar os desafios sociais e profissionais do mundo atual, e eles nos enxergarão como parceiros e mediadores na construção do conhecimento (leiam o texto Querido Aluno deste articulista). Não somos reconhecidos pela autoridade e nem pelo jeitinho, mas sim pelo respeito que adquirimos quando ensinamos nossos alunos e os inserimos como protagonistas no aprendizado.

- Ah, Sr. Gestão, e agora? Como reduzir a evasão escolar?

- A evasão escolar é um problema que vai muito além desses que abordamos aqui, Sr. Jeitinho. Os motivos podem ser vários, como distância da escola, carências sociais e financeiras, problemas na adolescência, dentre outros. No entanto, aqueles que nos cabem, devemos fazê-los para que consigamos reduzir esse grande problema que tanto prejudica a formação dos nossos futuros cidadãos. E, com certeza, Sr. Jeitinho, não cabe aqui nenhum jeitinho pra dar jeito, viu?


Sérgio Campelo

Sérgio Campelo

Professor, Pedagogo, formado em Letras com Especialização em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Com 20 anos de experiência no planejamento e docência de cursos de capacitação para o mercado profissional, atualmente é professor na rede privada de ensino. Cursou 'Game Design: Art and Concepts' no California Institute of the Arts (CalArts) e gerencia a Gamecubo, espaço de oficinas e cursos, reflexão e debates sobre práticas inovadoras na área de ensino-aprendizagem.

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