Atividades extracurriculares: benefícios e dicas para praticar com seus alunos

Conheça a importância das atividades extracurriculares para as crianças e veja dicas de quais escolher!


Atividades-extracurriculares-beneficios-e-dicas-para-praticar-com-seus-alunos

A educação hoje se preocupa com variados pontos do desenvolvimento. Além de aprender eventos históricos importantes, saber fazer cálculos e compreender as regras de gramática, a BNCC foca no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Assim, a educação vai além de disciplinas tradicionais. E é nesse ponto que as atividades extracurriculares podem colaborar.

Quando bem aplicadas, elas ajudam na socialização, na descoberta e na aquisição de habilidades, entre outros. Assim, tornam-se importantes para estimular o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

Saiba mais sobre a importância das atividades extracurriculares e veja dicas de algumas que podem ser disponibilizadas para as crianças!

Leia também: A relação entre a Capoeira e os Jogos Cooperativos: conheça uma atividade para praticar em casa e na escola!

 

Atividades extracurriculares para crianças e sua importância

Atualmente, a função da escola vai muito além de ensinar o conteúdo. Agora, o foco é ajudar a criança a se desenvolver como um todo. Dessa forma, a instituição ajuda a preparar um adulto consciente, engajado e pronto para enfrentar os desafios da vida trabalhista.

Sendo assim, a instituição de ensino passou a ser um local de formação humana. Claro que, tudo isso, é trabalhado em conjunto com a família. Afinal, ensinamentos básicos de educação e respeito devem vir de casa.

A escola, além dos conteúdos, agora volta os seus esforços para colaborar com o desenvolvimento emocional e de habilidades da criança. E, embora isso possa ser feito em sala de aula, com a adoção de novas metodologias de ensino, é nas atividades complementares que muitas habilidades e valores são melhor aprimorados.

Veja algumas das vantagens de oferecer atividades extracurriculares para as crianças!

Leia também: Atividades recreativas como fonte de motivação e aderência em atividades esportivas!

 

Desenvolvimento de novas habilidades

Nas atividades extracurriculares, as crianças recebem estímulos ainda mais variados. Com isso, além da formação cognitiva e intelectual, que comumente é o foco principal da aulas, os pequenos aprendem mais sobre:

  • trabalho em conjunto;
  • relações interpessoais;
  • desenvolvem o foco;
  • aprendem a ter mais disciplina;
  • adquirem maior senso de responsabilidade;
  • desenvolvem um melhor gerenciamento de emoções.

Baixe grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Melhoram o rendimento

Muitas vezes, as pessoas acham que oferecer atividades extracurriculares para as crianças, pode prejudicá-las na escola. Isso é considerado pelo fato delas passarem a ter menos tempo livre.

Entretanto, o que acontece costuma ser o inverso. Como a criança passa a ser estimulada de diferentes maneiras, ela adquire mais saúde física e mental. Isso reflete positivamente nos estudos enquanto criança e no desenvolvimento acadêmico, quando adulto.

Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!

 

Dividem o tempo das crianças com as telas

Criança tem muita energia e precisa gastá-la! No entanto, quando voltam da escola e ficam em casa, muitas vezes, acabam ficando na frente de uma tela sem um propósito educativo. Seja no computador ou na TV, muitos gastam o seu tempo livre parados. E isso, a longo prazo, não é bom. Afinal, o sedentarismo atrapalha a saúde e pode levar à obesidade.

Assim, outro ponto positivo das atividades extracurriculares é o fato de evitar que a criança passe o dia todo em frente a uma tela sem aprender nada. Ao ter esse tipo de rotina, ela se exercita, aprende coisas novas e interage com outras crianças. Consequentemente, melhora as suas habilidades e socialização.

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil!

 

Colaboram para o autoconhecimento

Como saber se uma pessoa tem habilidade para tocar um instrumento musical se ela nunca tentou? Como ter a certeza de que alguém será um grande jogador de vôlei se a pessoa nunca teve a chance de testar essa possibilidade?

As atividades extracurriculares também ajudam nesse processo, ou seja, no autoconhecimento. Afinal, nelas as crianças têm acesso a diferentes tipos de artes, e esportes. Assim, poderão encontrar algo com o qual se identifiquem.

Leia também: A importância do judô no desenvolvimento das crianças!

 

Dicas de atividades extracurriculares para crianças

As possibilidades de atividades extracurriculares são inúmeras. Tudo dependerá do acesso a elas na cidade em que a criança mora, da idade e da disponibilidade familiar. Para que possam ser aproveitadas sem atrapalhar o desempenho na escola, devem ser feitas no contraturno escolar.

Afinal, é considerada uma atividade extracurricular aquela que preenche o tempo livre das crianças fora da aula tradicional. O interessante é que algumas escolas oferecem esse tipo de atividade, fora do horário de aula. E isso pode ser uma opção para os pais.

É o caso, por exemplo, das que contam com aulas para a formação de time de vôlei, basquete ou outro esporte, em horários alternativos. É comum também que as prefeituras ofereçam atividades extracurriculares gratuitamente.

Leia também: A prática da capoeira dentro do ensino/aprendizagem com base na BNCC!

Algumas oferecem um curso de idioma, outras aulas de judô ou até aulas de música. Caso isso não esteja disponível na cidade, é possível encontrar atividades extracurriculares em ONGs ou particulares. Dentre as possibilidades estão, por exemplo:

  • Prática esportiva, que desenvolve o físico, ensina a disciplina, promove o trabalho em enquete e colabora com a gestão emocional;
  • Atividades artísticas, promovem o desenvolvimento da expressão emocional, estimulam a criatividade e o senso crítico. Além disso, ajudam a desenvolver as capacidades sensoriais;
  • Cursos tecnológicos: estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o pensamento lógico;
  • Cursos de idiomas: amplia o repertório cultural e linguístico.

Enfim, há várias possibilidades que podem colaborar com o desenvolvimento e ajudar, até mesmo, na saúde mental das crianças. Por falar nisso, você sabe o que a saúde mental e o exercício físico têm em comum? 

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter