4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula
Os filmes em sala de aula podem ser um recurso pedagógico interessante. No entanto, para isso, precisam ser bem aproveitados. Veja dicas!
A tecnologia faz parte do dia a dia dos alunos e, por isso, cada vez mais vem sendo usada na escola. Dentre os recursos que comumente fazem parte dessa rotina está a exibição de filmes em sala de aula.
Essa é uma boa maneira de envolver os estudantes, deixar o ambiente mais prazeroso e, claro, trabalhar o conteúdo. No entanto, para que tudo dê certo é preciso fazer um bom planejamento e ter um objetivo com o filme mostrado.
Veja dicas de como usar filmes em sala de aula e aproveitar o conteúdo da melhor maneira!
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Cuidado ao usar filmes em sala de aula
Basta o professor falar para a turma que vai passar filmes em sala de aula, que logo eles entendem que “não vai ter aula”. Essa reação acontece porque é comum que os docentes usem essa ferramenta para motivar os estudantes e proporcionar um dia diferente na escola.
Assim, muitas vezes, os filmes em sala de aula acabam tendo uma função motivacional e não instrutiva. Porém, com isso, o docente perde a oportunidade de transmitir o conhecimento de uma maneira diferente. Afinal, os longas possuem muito conteúdo e quando o professor escolhe a obra certa, pode enriquecer muito a aula.
Claro que o fato de ter um filme sendo transmitido já anima os alunos. No entanto, os filmes em sala de aula precisam ter uma função que vai além da diversão e motivação. Esse é um cuidado que o professor precisa ter para que a exibição dessas longas não seja entendida pelos alunos como “um dia de folga”.
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Dicas de como usar filmes em sala de aula
Veja como fazer uso dos filmes em sala de aula e aproveitar o seu conteúdo para ensinar!
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Defina um objetivo didático
A primeira coisa a ser feita é definir o motivo de transmitir o filme para a turma escolhida. O que o longa pode mostrar e que pode ser aproveitado em sala de aula?
As possibilidades são várias. O docente pode escolher um filme que sirva como base para o conteúdo que será abordado ou um que finalize algum estudo. Também pode usar um tema multidisciplinar, que estimule, por exemplo, a cooperação entre os alunos, desde que isso possa ser usado como exemplo posteriormente.
Seja qual for o caso, os filmes em sala de aula precisam ter um motivo e isso deve ser definido pelo professor antes da transmissão.
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Defina como irá apresentar a atividade para a turma
Antes de contar para os alunos que vai transmitir filmes em sala de aula é preciso abordar o tema. Isso se faz necessário para que eles compreendam que será uma atividade didática.
Uma das formas de fazer isso é citando o filme durante a aula. Algo como, por exemplo: “No filme A Terra eles mostram bem essa região e é possível observar como o relevo interfere na estrutura da cidade”.
Cite a obra algumas vezes, para que os estudantes, naturalmente, compreendam que é um complemento ao estudo. Já caso vá começar o tema por um filme, introduza falando sobre a obra e enfatize o que os alunos precisam observar. Fale que a próxima aula será baseada nisso e que é importante que todos fiquem atentos.
Saiba mais: Atividades de Gamificação na Educação Infantil que todo educador deve conhecer!
Discuta o filme assistido
Provavelmente, os filmes em sala de aula precisarão de pelo menos duas aulas cada para que sejam assistidos completamente. Às vezes, na segunda aula ainda sobra um tempinho e é importante que a conversa sobre o conteúdo assistido comece.
Chame os alunos para participarem e relacione com a disciplina. Se preciso, volte algumas imagens e aponte detalhes que julgar importantes. Além disso, durante o filme aponte fatos importantes e alerte que servirá para a atividade do dia seguinte.
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Desenvolva uma atividade
Uma vez que os filmes em sala de aula são finalizados e discutidos, o professor pode usá-los, inclusive em uma avaliação. Para isso, pode elaborar um quiz relacionado ao tema ou até citar o longa na prova.
Assim, é importante deixar claro para os alunos que os filmes em sala de aula são materiais como as apostilas, experiências em laboratório, entre outros. Dessa forma, devem ser considerados um recurso de aprendizagem.
O interessante é que o filme pode ser usado tanto como recurso para aulas presenciais, quanto para o ensino híbrido. Afinal, a obra pode ser recomendada para que assistam em casa.
Da mesma forma, atividades de gamificação também são indicadas e podem ser usadas em sala de aula.
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