Música na Educação Infantil: 7 dicas para usá-la da melhor forma em sala de aula

Veja dicas de como usar música na Educação Infantil e confira uma lista de canções que podem ser adotadas na rotina escolar!


Música-na-Educação-Infantil-7-dicas-para-usá-la-da-melhor-forma-em-sala-de-aula

A música na Educação Infantil ajuda a criança a desenvolver habilidades, não apenas na fala e no aprendizado de melodias, mas também sociais e motoras. Por isso, é comum que os professores cantem diferentes cantigas ao longo do dia.

Elas também são comumente usadas para marcar um momento importante do dia. É o caso, por exemplo, da música cantada antes da merenda ou depois da merenda, incentivando a criança a escovar os dentes. Enfim, as canções estão presentes no dia a dia escolar dos pequenos, mas podem ser ainda mais usadas.

Para ajudar o docente nessa tarefa, separamos uma lista com sugestões de quais músicas trabalhar na Educação Infantil e também de como usá-las na rotina escolar. Confira!

Leia também: Música na Educação Infantil: por que você deve utilizar!

 

Quais músicas trabalhar na Educação Infantil?

Há uma infinidade de músicas infantis que podem ser usadas em sala de aula. Veja alguns exemplos:

  • Aquarela (Toquinho);
  • O Sapo não lava o pé;
  • O Caderno (Toquinho);
  • Abc do Txutxucão;
  • Ora Bolas (Palavra Cantada);
  • Abre a roda tindolelê;
  • A Casa (Vinicius de Moraes);
  • A Foca (Vinicius de Moraes);
  • A Bicicleta (Toquinho);
  • Saltimbancos (Chico Buarque de Holanda);
  • Aquarela (Toquinho);
  • Escove Os Dentes (Xuxa);
  • Abecedário da Xuxa;
  • Ciranda cirandinha;
  • Estátua (Xuxa);
  • Pula corda (Xuxa);
  • Errar é Humano (Toquinho);
  • Roda, Roda, Roda - Pé, Pé, Pé.

 

Como usar música na Educação Infantil?

Veja algumas dicas de como usar a música na Educação Infantil no dia a dia escolar!

Leia também: Como conduzir uma roda de conversa na Educação Infantil!

 

Defina canções que marquem momentos específicos

As músicas podem ser usadas para marcar um momento importante, seja ele do dia a dia ou especial. Para isso, o professor pode escolher músicas específicas para cada um desses períodos. Por exemplo:

  • Música ensinando a escovar os dentes, para cantar depois da merenda;
  • Música de boas-vindas, para quando uma coleguinha novo chega à escola;
  • Música para ir para casa;
  • Canção da hora da soneca, entre outros.

Leia também: 5 maneiras de trabalhar as competências socioemocionais!

 

Aproveite para desenvolver a coordenação motora

Além de ensinar as letras das músicas, o docente pode aproveitar o momento para ajudar os pequenos a desenvolverem a coordenação motora. Para isso, a música na Educação Infantil pode ser trabalhada com gestos. Uma boa dica é usar a música “Roda, Roda, Roda - Pé, Pé, Pé” para essa finalidade.

Ao fazer isso, o docente também estará ensinando o ritmo para os pequenos. Assim o trabalho de musicalização infantil se torna mais completo.

Leia também: Creche e pré-escola: como garantir o desenvolvimento infantil?

 

Utilize músicas nas brincadeiras

Canções como “Pular corda” e “Ciranda cirandinha" são facilmente usadas em brincadeiras. Essa é mais uma maneira de usar música naEducação Infantil. Ao fazer isso, a criança aprende a letra, ritmo e melodia. Sem contar que deixa a diversão ainda mais dinâmica.

Também é possível brincar de estátua musical. A música toca, todos dançam, e quando a música para, ninguém pode se mexer. Isso pode ser feito com qualquer canção, entre elas, a “Estátua”, que já vem pronta para essa brincadeira.

E mesmo quando a brincadeira é livre, deixar tocando canções como, por exemplo, “A Bicicleta”, deixa o momento mais divertido. A tendência é que as crianças aprendam a letra, cantem e dancem enquanto brincam.

Leia também: Atividades de Gamificação na Educação Infantil que todo educador deve conhecer!

 

Para enriquecer a aula

A música na Educação Infantil também pode ser usada para deixar a aula mais rica e acrescentar conteúdo. Na hora de ensinar o abecedário, por exemplo, a música o “Abc do Txutxucão” pode ser muito útil.

E depois que as crianças já conhecerem bem as letras, é possível introduzir a linguagem de sinais com o “Abecedário da Xuxa”.

Leia também: Inspiração na Educação Infantil: 5 dicas para aplicar nas suas aulas!

 

Apresente musicais

É comum apresentar desenhos ou filmes na escola. O professor pode aproveitar esse momento também para trabalhar a música na Educação Infantil. Para isso, pode escolher musicais para apresentar aos alunos.

Leia também: 4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula!

 

Use fantoches

Docentes mais habilidosos podem usar os fantoches na hora da canção. Essa é uma boa dica do uso de música na Educação Infantil, quando se trabalha com bebês. Eles costumam interagir e se interessar pelos bonecos.

Apresente instrumentos

Se possível, o professor pode levar instrumentos musicais para a sala, para mostrar para a criança como eles funcionam. Melhor ainda se tiver um membro da escola ou um pai ou mãe de aluno que saiba tocar algum instrumento. É possível convidar a pessoa para tocar para a turma e chamar as crianças para cantarem com o músico.

Essa é uma maneira interessante, inclusive, de aproximar a família da escola, o que é muito importante. Saiba mais sobre os benefícios do apoio familiar na vida da criança.

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter