Professor iniciante: dicas para não errar em sala de aula
Você é um professor iniciante? Veja dicas para começar bem a sua carreira!
Por melhor que seja ocurso universitário, iniciar uma nova carreira nem sempre é fácil. É comum que o profissional fique cheio de dúvidas e até um pouco nervoso. Afinal, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e isso acontece também com o professor iniciante.
Muitas vezes, o docente, que vai entrar pela primeira vez em uma sala de aula lotada, fica angustiado, ansioso e até questionando qual será o melhor caminho a seguir. Isso é comum na vida de um professor iniciantes, mas, com o tempo, toda essa angústia vai melhorando e a prática ajuda a pessoa a se sentir mais segura.
Contudo, enquanto os anos de experiência não chegam, o professor iniciante precisa fazer o possível para ter um bom desempenho. Para ajudar o recém-formado nessa batalha, separamos algumas dicas. Confira e faça um bom trabalho!
Baixe grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?
Dicas para o professor iniciante começar bem a sua carreira
Está cheio de dúvidas? Veja algumas dicas para ter um melhor aproveitamento ao assumir a sala de aula no início da carreira!
Baixe grátis: Tudo sobre gamificação no processo pedagógico!
Foque no aluno
O seu papel é importante dentro de uma escola, mas o foco é sempre o aluno. Afinal, a instituição existe para ajudar na formação do discente e preparar as crianças para a vida adulta. Por isso, centralize a sua atenção para os estudantes.
Um bom começo é estudar a turma antes de se apresentar. Procure saber, por exemplo:
- o número de alunos;
- a média de idade;
- se são repetentes ou não;
- se moram perto da escola ou se estão vindo de regiões distantes;
- caso venham de longe, quanto tempo levam para chegar até a escola e qual o meio de transporte usado;
- se há alunos que precisam de algo em especial. Por exemplo, se houver alguém com deficiência auditiva na sala, essa pessoa deve sentar na frente e o docente não pode falar enquanto escreve no quadro, para que a leitura labial seja viável, entre outros.
Em suma, conheça o foco do seu trabalho. É possível fazer isso conversando com o coordenador ou com outros professores. Quando o docente conhece a turma, fica mais fácil preparar uma aula adequada e também fazer os ajustes necessários para melhor atendê-los.
Veja também: Motivação dos alunos: como melhorar o processo de aprendizagem?
Fique atento à estrutura da escola
Não adianta preparar uma aula prática para ser feita no laboratório, se a escola não tiver esse espaço concorda? Sendo assim, o professor iniciante deve estar atento à estrutura da instituição de ensino. Afinal, por melhores que sejam as intenções, não adianta planejar aulas cheias de detalhes, se a pessoa não conseguir desenvolvê-la por falta de estrutura física. Por isso, é preciso ser realista e conhecer a realidade da instituição de ensino.
Adapte-se
Por falar em ser realista, o professor iniciante deve estar pronto para se adaptar. Embora, com o tempo, provavelmente o docente vá conseguindo que a direção colabore e invista em materiais necessários para uma aula mais dinâmica e interativa, isso pode demorar para acontecer.
Sendo assim, o professor iniciante deve estar aberto a mudanças e adaptações. Por menores que sejam os recursos da escola, é indicado aproveitá-los da melhor maneira, para que uma boa aula seja ministrada.
Baixe grátis: Como melhorar a comunicação entre família e escola!
Inove
Sabe aquela paixão que você tinha pelo curso escolhido na universidade? Transmita isso em sala de aula e faça com que o aluno também se encante pela disciplina. Para isso, vá além das aulas expositivas.
Mesmo com poucos recursos, é possível inovar. Vai ensinar história? Programe visita ao museu da cidade. Vai abordar temas relacionados à botânica? Leve os alunos para o jardim da escola ou comece um projeto de plantio de hortas, por exemplo.
É dia de ensinar a calcular a área? Pegue uma trena e leve o grupo para a quadra. Qual a área da quadra? E da parede?
Enfim, seja qual for a área de atuação do professor iniciante, é possível deixar o conteúdo mais divertido e dinâmico. Isso ajuda a deixar a aula mais agradável e a melhorar a absorção do conteúdo pelos alunos.
Veja também: O que é cultura maker e como aplicá-la na prática com seus alunos!
Converse
Você está começando agora nessa escola, mas vários professores estão atuando há anos. Certamente, eles conhecem algumas particularidades tanto dos estudantes, quanto da rotina escolar.
Por isso, é indicado que o professor iniciante não fique com receio de perguntar. caso tenha dúvidas, sempre é bom conversar com os colegas e receber dicas. Afinal, esse entrosamento acaba deixando a rotina menos estressante e ajudando na fase de adaptação do profissional.
Veja também: Como melhorar a frequência escolar e aumentar o engajamento dos alunos!
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...