Quais são as recomendações do PNLD para os anos iniciais?
Veja o que diz o PNLD e as recomendações para 2023!
Escolher a metodologia de ensino certo, se qualificar e preparar boas aulas são pontos importantes para promover uma educação de qualidade. Mas, para que todo esse esforço dê o resultado almejado, é preciso garantir que a escola possui o melhor material escolar. E é exatamente nisso que o PNLD atua.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) orienta sobre a escolha do livro e de outros itens que serão disponibilizados aos estudantes. Assim, o programa orienta o docente, para que o profissional possa fazer a escolha da obra mais adequada.
Uma vez que o livro didático é escolhido, ele é comprado e oferecido gratuitamente em instituições municipais, estaduais e federais. Mas, para que tudo isso possa ser concretizado, é importante que a escolha do material seja bem realizada. Veja o que o PNLD recomenda na hora de escolher o conteúdo para os anos iniciais!
Material grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?
O que é o PNLD?
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é o responsável por escolher a obra adequada para cada ano escolar e para cada disciplina. É com base nele que tudo o que é ofertado para os alunos é comprado. Afinal, antes de distribuir cartilhas e livros, é necessário ter a certeza de que o que está sendo comprado atende ao que o projeto educacional requer.
Se você trabalhou há uns anos no setor de educação, parou e está voltando agora provavelmente está se lembrando do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), não é? Eles foram “substituídos” pelo PNLD.
Isso aconteceu em 2017, quando o decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, unificou tanto a aquisição quanto a distribuição dos livros comprados para as escolas. São incluídos nesse meio tanto os didáticos, quanto os literários. Além disso, o PNLD também inclui outros materiais, que vão além das obras. Dentre eles, por exemplo:
- obras pedagógicas;
- softwares e jogos educacionais;
- materiais de reforço e correção de fluxo;
- materiais de formação;
- itens destinados à gestão escolar, entre outros.
Veja também: Como escolher e utilizar o Livro Didático em sala de aula!
E quais as recomendações do PNLD para os anos iniciais?
A compra do material para 2023 já foi iniciada e ela será feita para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi lançado o edital do PNLD 2023, que já pode ser consultado pelas instituições de ensino. Uma das novidades trazidas pelo documento é a aquisição de livros digitais, que será feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Em suma, o PNLD tem quatro objetos, que devem ser considerados na escolha do material didático. Conheça quais são eles!
Veja também: Este livro didático é de qualidade?
Objeto 01
É referente ao manual do professor e ao livro do estudante, ou seja, são as obras didáticas que vão ser disponibilizadas aos discentes e docentes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Na categoria por área, estão as obras de:
- Língua Portuguesa;
- Arte e Educação Física;
- Matemática;
- Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os alunos receberão cinco volumes por área, tanto na versão impressa, quanto na digital. Enquanto o professor terá o manual do educador.
Já na categoria componente ou especialidade entram as obras de:
- Arte;
- Educação Física;
- Geografia;
- História e projetos integradores.
Os alunos recebem o conteúdo impresso e digital de Arte, Geografia e História, em cinco volumes. Os estudantes do 4° e 5° ano também têm acesso a dois volumes de projetos integradores. Já os docentes recebem o manual.
Veja também: Leitura digital: como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores!
Objeto 02:
Refere-se ao Livro e ao Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem disponibilizado para alunos e professores. Também possuem duas categorias. Na categoria 1 é a obra por área (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Já na categoria 2, a obra por especialidade (Arte, Geografia e História).
Material grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?
Objeto 03
São as obras literárias, que são divididas em duas categorias:
- Categoria 1: obras voltadas para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
- Categoria 2: obras literárias do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Veja também: Multiletramento: o que é e como desenvolver na sua escola!
Objeto 04
São obras pedagógicas. Nesse caso, elas serão entregues aos docentes e aos gestores dos anos iniciais do ensino fundamental. Também considera os recursos digitais que serão usados por professores e alunos. Conta com duas categorias que são:
- Categoria: obra pedagógica;
- Categoria: recursos educacionais digitais por área.
Todos eles devem se adequar às características gerais, aos critérios de acessibilidade, critérios de qualidade e adequação pedagógica, entre outros descritos no edital.
Para saber mais sobre o PNLD, acesse o edital do PNLD 2023.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...