Quais as diferenças entre aprendizagem mecânica e significativa?
Conheça as diferenças entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa para descobrir qual deve adotar!
A aprendizagem mecânica, que também é chamada de memorística, era a mais usada anteriormente. Ela visa principalmente na memorização de conteúdo. Já a aprendizagem significativa foca na construção do conhecimento, de forma que o conteúdo se torne realmente relevante para o aluno.
Para que isso seja possível, a maneira de ensinar mudou. Atualmente, novas metodologias de ensino são adotadas pelas escolas. Dentre elas, por exemplo, as metodologias ativas, que fazem do aluno o protagonista do aprendizado. Dessa forma, facilitam que o estudante interaja com o conteúdo e consiga relacionar o que aprende na escola com o seu dia a dia.
Enfim, a aprendizagem mecânica é muito diferente da significativa. Conheça melhor cada uma delas!
Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!
O que é aprendizagem mecânica?
Sabe quando o conteúdo é transmitido ao aluno durante o bimestre todo, de maneira expositiva, e quando chega um dia antes da prova ela senta para decorar? Se você perguntar sobre o mesmo conteúdo no final do ano letivo, sem que o estudante estude novamente antes, as chances dele não se lembrar de nada são grandes.
Por que isso acontece? Porque na chamada aprendizagem mecânica, o discente escuta, memoriza e não liga ao seu dia a dia ou a algo que ele já conhece. O conteúdo é armazenado na memória, de forma literal.
E quando a aplicabilidade do que foi aprendido não é encontrada pelo aluno, as probabilidade dele esquecer aquele dado aumenta. É por isso que, muitas vezes, meses depois da prova os discentes não lembram mais de nada.
Baixe grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?
O que é a aprendizagem significativa?
Diferentemente da mecânica, na aprendizagem significativa o estudante relaciona o conteúdo abordado em aula com o que ja conhece. Assim, ele passa a ver a aplicabilidade do conteúdo. Ao relacionar com o seu dia a dia, fica mais fácil guardar a informação. Assim, os temas abordados passam a ter significado.
Em suma, a aprendizagem significativa acontece por meio da ancoragem, ou seja, através de conexão com algo que já está gravado no cérebro. Por isso, para que ela aconteça é preciso que o professor considere o meio no qual o aluno está inserido.
Assim, poderá direcionar o conteúdo a algo que ele já conheça e que seja aplicável em sua vida. Dessa forma, a aprendizagem por meio da ancoragem poderá acontecer com mais facilidade.
Quanto mais o estudante conseguir relacionar o conteúdo com algo que conhece, mais consolidado estará o conhecimento. Por fim, é importante destacar que a aprendizagem significativa pode ocorrer de duas maneiras:
- Recepção: quando o professor apresenta o conteúdo e já o liga ao dia a dia;
- Descoberta: quando o aluno busca pelo conhecimento e descobre as informações por meio de diferentes recursos disponibilizados.
Por fim, é válido lembrar que a aprendizagem significativa não acontece apenas na escola. No dia a dia, sempre que é atribuído um significado a um conhecimento acontece o que é chamado de aprendizado significativo.
Baixe grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?
Aprendizagem mecânica x aprendizagem significativa
Conheça as principais diferenças entre os dois tipos de aprendizagem!
Vinculação aos conhecimentos
A aprendizagem significativa consiste na ancoragem do conteúdo ministrado. O estudante liga o que aprendeu a algo que já conhece.
Já na aprendizagem mecânica não há a interação de conhecimento. O conteúdo é armazenado como se não fosse relacionado a nada que o aluno já tenha tido acesso. Há um processo de memorização.
Métodos utilizados
Como a construção dos dois tipos de aprendizagem é diferente, a metodologia também não é igual. Na aprendizagem mecânica o professor assume o papel de detentor do conhecimento e tem como função a transmissão, por meio da aula expositiva. A ideia é fazer com que o estudante memorize o conteúdo.
Já na aprendizagem significativa o aluno protagoniza o seu aprendizado. Por isso, o papel do professor passa a ser o de mediar a busca pelo conhecimento, ao orientar e oferecer ferramentas adequadas. Por isso, as metodologias ativas costumam ser adotadas nesse caso.
Baixe grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!
Caminho do aprendizado
Na aprendizagem mecânica há um currículo fixo a ser seguido e cumprido durante o ano escolar. Já na significativa, embora o conteúdo seja cumprido, o estudante consegue ter acesso a diferentes ferramentas e encontrar um caminho de aprendizagem mais adequado para a sua necessidade.
As dificuldades individuais ou da turma são consideradas pelo docente, que faz os ajustes necessários para que as diferentes realidades sejam atendidas.
Quer saber mais? Então veja porque trabalhar com Metodologias Ativas!
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...