Numeracia na Educação Infantil: o que é e qual sua importância

Veja dicas de como trabalhar a numeracia na educação infantil de forma simples e prática.


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Na vida adulta é preciso que a pessoa tenha habilidades matemáticas para contar e usar os números para resolver problemas. Mas, para que isso seja possível, é preciso que a aptidão seja trabalhada desde criança, ou seja, é necessário trabalhar a numeracia na educação infantil.

Isso pode ser feito por meio de instrução formal, nas atividades cotidianas e até em jogos. Afinal, os números fazem parte do dia a dia e trabalhá-los pode se tornar uma coisa natural. Em um jogo de tabuleiro, por exemplo, a numeracia na educação infantil já é abordada. Afinal, é preciso ver o número dos dados e andar nas casas do game.

O mesmo vale para diversas outras atividades como amarelinha ou jogar bolinhas em um cesto e ver quantas conseguiu acertar. Os números estão em todas as partes, mas para que a habilidade de usá-los, de forma eficiente, no dia a dia seja desenvolvida, é preciso incentivar os pequenos.

Conheça mais sobre a numeracia na educação infantil e sua importância.

 

O que é a numeracia na educação infantil?

Numerácia nada mais é do que ter conhecimento dos números e saber aplicá-los no dia a dia, na resolução de problemas. Dessa forma, ela envolve um conjunto de conhecimentos, que precisam ser construídos ao longo da infância, e que treinam o cérebro para processar e usar números.

Na hora de trabalhar a numeracia na educação infantil, é importante que o docente saiba que, de acordo com a neurociência, é preciso que quatro aspectos neurocognitivos estejam funcionando para que o aprendizado aconteça. São eles:

  • Consciência numérica: compreender o significado do número e relacioná-lo à quantidade que ele representa;
  • Linguagem numérica: é a capacidade de entender o que os símbolos matemáticos significam como, por exemplo, sinal de adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Funções executivas: ter raciocínio matemático, ou seja, conseguir lançar mão de uma estratégia para operacionalizar um cálculo. Para isso, é preciso ter capacidade de compreender, organizar, planejar e decidir os passos;
  • Espacialidade: noção de espaço, posição e tempo como, por exemplo, esquerda e direita ou perto e longe. Refere-se às operações espaciais.

Dessa forma, a numeracia na educação infantil começa a ser trabalhada já ao ajudar os alunos a reconhecerem os números ou contar em sequência, por exemplo. Não há uma idade mínima para trabalhar a numeracia na educação infantil, mas é preciso adaptá-la!

 

A importância da numeracia na educação infantil

É na educação infantil que a criança aprende e desenvolve inúmeras habilidades, que serão essenciais para o seu desenvolvimento. E o conhecimento dos números e da linguagem matemática será essencial para toda a sua vida.

Afinal, a educação infantil precisa ser estruturante. É nela que a criança desenvolve habilidades cognitivas que possibilitará que lá chegue às abstratas. Para que isso seja completo, é preciso trabalhar a numeração na educação infantil e possibilitar que a criança se desenvolva e passe a conhecer, por exemplo, as estruturas bidimensionais.

 

Como trabalhar a numeracia na educação infantil?

As atividades devem ser adaptadas a cada idade e a cada fase do desenvolvimento. O professor pode, por exemplo, usar o próprio corpo como ponto de partida e ensinar as crianças a contarem os dedos. Também é possível ensinar, usando o corpo, a noção de em cima e embaixo, frente e atrás, entre outros.

O professor também pode usar uma fita métrica e medir a altura do bebedouro e da porta, por exemplo. Ou pode usar alternativa como:

  • Jogos de tabuleiro;
  • Um caminho com trilhas e números, no qual os números são sorteados e a criança conta quantas casos usará;
  • Brincadeira de blocos, separando formas e tamanhos;
  • Arremesso de bolinha do balde e depois contar quantas cada um acertou;
  • Lançar a bolinha longe e depois desfiar a lançar perto;
  • Brincadeira de corda contando;
  • Pular amarelinha, sempre contando as casas;
  • Dividir a sala em grupos aleatórios e pedir que as crianças contem quantas pessoas estão em seu grupo;
  • Brincar com formas no tanque de areia;
  • Contar quantas pessoas tem em uma foto;
  • Contar quantos animais aparecem no desenho que o professor entregou para que fosse pintado;
  • Contar quantos coleguinhas faltaram;
  • Contar quatro degraus tem no escorregador do parquinho da escola;
  • Contar o número de salas de aula, entre outros.

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Resumidamente, o docente pode explorar momentos cotidianos para trabalhar a numeracia na educação infantil.

Também pode fazer uso de jogos para essas atividades. Por falar em jogos, eles também colaboram para a educação inclusiva.

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