Inspiração na Educação Infantil: 5 dicas para aplicar nas suas aulas
Está preparando a aula de amanhã? Veja dicas de atividades que poderão servir de inspiração na Educação Infantil.
Para deixar o dia a dia mais dinâmico e as crianças mais interessadas nas aulas, é sempre bom inovar na hora de elaborar as atividades. Para isso, é sempre bom o profissional ter acesso a dicas que ideias que possam servir de inspiração na Educação Infantil.
Para ajudar o docente neste desafio diário, separamos algumas dicas de brincadeiras e interações que podem servir como inspiração na Educação Infantil. Confira e veja quais mais se adéquam aos objetivos da sua próxima aula!
Saiba mais: Tendências na Educação Infantil em 2022!
Atividades que podem servir como inspiração na Educação Infantil
Veja dicas de tarefas simples, que você pode fazer com a sua turma para deixar a aula mais dinâmica!
Saiba mais: 4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula!
Azedo, doce ou salgado?
Essa brincadeira é simples de ser feita e vai aguçar a curiosidade dos pequenos. Para realizá-la, o professor precisa separar diferentes alimentos, que sejam salgados, doces ou até azedinhos.
Coloque em recipientes e vende os olhinhos dos pequenos. Depois disso, ofereça um azedo, um doce e um salgado. Peça para que eles falem que tipo de sabor sentiram.
Essa brincadeira também pode servir como inspiração na Educação Infantil para outras atividades.
Com os olhos fechados, o professor pode, por exemplo, colocar diferentes texturas nas mãos das crianças e pedir que elas falem o que estão sentindo. Se é áspero, macio, fofo… Atividades assim, além de envolverem a turma, ainda colaboram para o desenvolvimento dos sentidos.
Saiba mais: 8 atividades para a alfabetização que você ainda não conhece!
Passe a água para o amiguinho
Para desenvolver a coordenação motora e ensinar os pequenos a trabalharem em grupo, a atividade de passar a água é uma boa inspiração na Educação Infantil. Para realizá-la, o docente deve dar um copo, que não quebre, para cada criança. Depois disso, repare a turma em duas ou três equipes.
Coloque água no copinho do primeiro da fila e passe para que ele passe para o segundo amiguinho. A meta é chegar com toda a água no copo da última criança da fila, sem derrubar.
Na primeira vez, essa brincadeira pode ser feita com as crianças em pé. Depois, o professor pode colocá-las sentadas, em fileira, de forma que o da frente precise derrubar a água por cima da cabeça, para cair no copinho do coleguinha.
Ao fazer isso, eles entenderão a importância de trabalhar em equipe e desenvolverão habilidades motoras.
Saiba mais: 3 brincadeiras para trabalhar os Jogos Cooperativos com as crianças em casa!
Percurso de atividades
Essa é uma inspiração na Educação Infantil para o professor que quer ajudar as crianças a desenvolverem as habilidades motoras, se exercitarem e se divertirem no ambiente externo.
Para isso, é preciso demarcar um caminho, seja no pátio ou na quadra. Enquanto o percorrem, as crianças vão ver plaquinhas com regras que devem ser seguidas durante o percurso. Dentre elas, por exemplo:
- Corra de costas até a próxima placa;
- Pule de um pé só até o local indicado;
- Cante uma música enquanto caminha;
- Vá com o braço esquerdo levantado até o destino;
- Gire três vezes para o lado direito, antes de continuar.
Esses são apenas alguns exemplos. A dica é criar movimentos diferentes, para que os pequenos se sintam desafiados e entretidos. Assim, desenvolverão habilidades e o equilíbrio de maneira divertida.
Jogo do erro
Essa atividade pode servir como inspiração na Educação Infantil e levar a brincadeira do papel para a vida real. Para realizá-la, o professor deve montar um cenário qualquer, dentro da sala de aula mesmo.
Peça para que as crianças olhem com atenção a tudo como está. Depois, solicite que eles deixem a sala e retire um ou dois objetos. O desafio será descobrir o que está faltando.
Essa brincadeira pode ser feita em qualquer ambiente da escola e trabalhará o desenvolvimento da noção espacial e o senso de observação.
Saiba mais: Atividades de Gamificação na Educação Infantil que todo educador deve conhecer!
Joguinho da memória
Claro que tirar as crianças da sala e levá-las para a área externa é sempre divertido. No entanto, nem sempre o professor consegue fazer isso diariamente. Por isso, essa é uma inspiração na Educação Infantil para aqueles dias chuvosos, nos quais a turma deverá ficar em sala.
O jogo da memória é um clássico, que todo mundo conhece. Nesse caso, a dica é elaborar um com elementos ligados ao conteúdo abordado em sala. Por exemplo, se as crianças estão aprendendo o alfabeto, o professor pode fazer um jogo da memória com as letras.
Para isso, basta imprimir, colar em um papelão qualquer e recortar. Se preferir, pode imprimir em papel fotográfico, para que dure mais tempo.
Todas essas atividades servem de inspiração na Educação Infantil, mas há várias outras brincadeiras que podem ser realizadas no dia a dia. Quer mais dicas? Então veja como trabalhar a gamificação.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...