Como estimular o protagonismo das crianças na Educação Infantil?
Muito se tem falado em protagonismo das crianças. Mas como você trabalha isso em aula? Veja dicas.
Crianças precisam apenas obedecer? Essa já foi uma regra, mas hoje, todos sabem que isso mudou. Elas opinam e influenciam, ativamente, nas decisões da família, seja na hora do consumo ou no comportamento. Sim, o protagonismo das crianças já existe, mesmo que de forma sutil.
Por vezes, a família nem para pra pensar quanto aquele pequeno de apenas 5 anos de idade, tem voz ativa dentro do lar. E se em casa isso ocorre naturalmente, na educação infantil deve ser incentivado.
Afinal, além do protagonismo infantil ser importante para a própria criança, que se torna agente do seu desenvolvimento, ele também influencia na sociedade. Afinal, um pequeno bem instruído e protagonista, leva as informações obtidas no ambiente educacional e as aplica em casa.
É assim, por exemplo, que famílias começam a separar o lixo reciclável ou que os pais se preocupam em participar de ações sociais. São as crianças que, muitas vezes, levam a ideia para casa e colaboram para a evolução social.
Por isso, o protagonismo na educação infantil deve ser estimulado. Veja como fazer isso!
Benefícios do protagonismo infantil
O Marco Legal da Primeira Infância, LEI Nº 13.257, DE 8 DE MARÇO DE 2016, aborda a implementação de políticas públicas para crianças de até seis anos de idade. Já no marco, o protagonismo infantil é considerado, pois além do respeito à individualidade, ele determina que é preciso “incluir a participação da criança na definição das ações que lhe digam respeito, em conformidade com suas características etárias e de desenvolvimento”.
Isso já mostra que até nessa legislação é deixado claro que a criança deve ser chamada a participar das ações sociais. E isso deve ser considerado tanto na escola, quanto em casa. Afinal, o protagonismo infantil gera diversos benefícios às crianças como, por exemplo:
- Aprender que faz parte da sociedade e que suas ações interferem no todo;
- Estimular a empatia;
- Ensinar a respeitar as diferenças;
- Desenvolver o autoconhecimento;
- Desenvolver a autoestima;
- Desenvolver a proatividade;
- Desenvolver as habilidades sociais;
- Incentivar à proatividade;
- Desenvolver as habilidades interpessoais;
- Melhorar as competências socioemocionais;
- Trabalhar a resolução de problemas.
Como incentivar o protagonismo infantil?
O protagonismo infantil pode ser incentivado no dia a dia. Veja como fazer isso em sala de aula.
Instigar a curiosidade
Os pequenos já são naturalmente curiosos. Afinal, eles dependem disso para descobrir o mundo ao seu redor e aprender as inúmeras informações que estão disponíveis. E isso deve ser instigado pelo docente, de forma que ela aprenda a sempre buscar pelo novo e tentar descobrir o que é. Para isso, o professor pode:
- incentivar o contato com a natureza;
- fazer experimentos ou até acompanhar o nascimento uma borboleta, por exemplo, ou ver como cresce o pé de feijão;
- incentivar o contato com livros infantis desde cedo;
- contar histórias lúdicas, entre outros.
Ter um espaço adequado
Para a criança, tudo é aprendizado. Ela aproveita cada informação que ouve ou vê. Por isso, o espaço está diretamente ligado ao seu desenvolvimento e ao protagonismo infantil.
Quando a escola fornece um ambiente seguro e que estimula a criatividade, ela induz a criança a observar, imaginar e buscar compreender todas as informações disponíveis.
Acolhimento
Para estimular o protagonismo infantil é preciso que a criança se sinta bem no ambiente educacional. Para isso, além de um espaço físico seguro e adequado, é preciso que os pequenos se sintam acolhidos pelo professor, pelos coleguinhas e também por toda a equipe da educação infantil.
Incentivar o autoconhecimento
Se conhecer significa entender o próprio corpo e as limitações que a pessoa tem em relação ao físico. Além disso, se refere também à compreensão das próprias emoções e sentimentos. Afinal, só assim a criança aprenderá a lidar com eles.
Para isso, o professor pode, por exemplo, estimular os pequenos a pesquisarem sobre a própria história. Perguntar sobre o nome de parentes, onde os avós viviam ou até mesmo a cidade que nasceu.
Depois disso, é possível incentivar a criança a pensar e escrever, quando for o caso, o que a deixa feliz, o que a deixa triste, se ela tem medo de algo. Isso vai ajudá-la a entender o que sente, ou seja, desenvolver o autoconhecimento.
Também vai ajudá-la a notar que cada pessoa tem as suas preferências. Assim, ela poderá observar que todos são diferentes e que é preciso respeitar isso.
Enfim, o protagonismo das crianças tem que ser trabalhado no dia a dia. Nesse processo, até mesmo a capoeira pode ser usada. Veja como ela colabora para o desenvolvimento infantil.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...