Acolhimento das crianças na Educação Infantil: o que mudou?
Sem abraços por enquanto. O acolhimento na Educação Infantil pode ser feito por meio de algumas atividades. Veja dicas!
A necessidade de cumprir o currículo estabelecido será ainda mais desafiadora em tempos de pandemia. Embora o retorno das aulas presenciais possa colaborar para que isso aconteça, haverá muito a se preocupar. Principalmente por quem atua com a Educação Infantil. Afinal, o acolhimento já não poderá ser o mesmo.
Pegar no colo e abraçar, que eram atitudes comuns no dia a dia, terão que ser evitados. Mesmo as brincadeiras de roda não poderão acontecer. Afinal, as crianças vão precisar se manter distantes.
Como fazer para que tudo isso dê certo? Se você tem essa dúvida, saiba que não é a única pessoa! É normal que o professor da Educação Infantil se preocupe com o acolhimento das crianças!
Muita coisa vai mudar, mas há alternativas de atividades, que são seguras e certamente ajudarão os pequenos a se sentirem bem. Confira as dicas e deixe a volta às aulas na Educação Infantil mais divertida e acolhedora!
Material grátis: Como melhorar a comunicação entre família e escola!
Importância do acolhimento no retorno das aulas presenciais
O retorno à sala de aula pode gerar uma mistura de sentimentos tanto nos professores, quanto nas crianças. Depois de mais de um ano afastados da escola, os alunos certamente estão empolgados para encontrar os coleguinhas. No entanto, eles vão encontrar um ambiente todo modificado.
Afinal, se preocupar com a saúde é essencial e, para isso, será preciso respeitar o distanciamento social, usar máscaras e evitar o contato físico. Se para os adultos isso já não é simples, para as crianças pode ficar ainda mais complicado. Por isso, a escola deve estar pronta para o acolhimento de crianças e da família.
É importante lembrar que os pais também estão inseguros em deixar os pequenos, sem vacina existente para eles ainda, voltaram para a escolinha. Ao mesmo tempo, sabem o quão importante esse retorno é. Por isso, acolher a família é fundamental para o sucesso da volta às aulas na Educação Infantil.
Isso, sem contar que os pais também continuarão sendo muito importantes na rotina escolar e, por isso, deverão estar sempre próximos a esse ambiente. Com a adoção do ensino híbrido, eles ainda terão um papel fundamental e auxiliarão muito na dinâmica escolar.
Em meio a tudo isso, há ainda a preocupação em desenvolver as competências socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para que isso seja possível, será necessário inovar na hora de executar atividades que fortaleçam as competências socioemocionais e, ao mesmo tempo, respeitem os protocolos de saúde.
Material grátis: Competências Socioemocionais: como trabalhá-las no ensino híbrido!
Dicas de atividades que promovam o acolhimento
Comece com uma boa conversa
As mudanças são muitas e para tranquilizar pais e alunos da Educação Infantil, uma boa conversa deve ser feita. Com a escola já preparada para receber os pequenos, é indicado chamar os pais para uma reunião virtual ou fazer um vídeo explicativo.
Nele, além de mostrar o que foi feito na escola, para se adequar às necessidades atuais, é preciso pedir que conversem com as crianças em casa. Assim, elas já chegarão sabendo que vão encontrar algo diferente.
Já com elas, é importante contar o que terão que fazer para que todos fiquem bem. contar o motivo de não poderem se abraçar e de precisarem usar máscara também é bom e ajuda na promoção da instrução e do acolhimento.
Bichinhos mascarados
O uso de máscaras ainda é, muitas vezes, um desafio. Para incentivar as crianças, a escola pode ser enfeitada com desenho de bichinhos e personagens que estejam usando máscaras. Como as crianças acabam se identificando com as figuras, poderão se sentir mais à vontade e seguras para o uso da máscara.
Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!
Contato com a natureza
Locais amplos e ventilados são os mais indicados. Para isso, nada melhor do que realizar atividades externas, nas mais as crianças tenham contato com a natureza. Pode ser um bom momento para começar uma horta na escola.
Diariamente, os pequenos poderão acompanhar o crescimento da plantinha e aprenderão a regá-la. Essa atividade pode ser feita respeitando os protocolos de segurança e é uma boa oportunidade para desenvolver as habilidades socioemocionais.
Roda de conversas
As crianças gostam de contar e de desenhar. Por isso, o professor pode adotar as rodas de conversa. Uma dica é pedir que eles façam um desenho sobre algo que fizeram enquanto estavam apenas em casa. Depois disso, deixe que cada um conte um pouquinho sobre as mudanças vividas. Esse compartilhamento promove a interação entre os alunos e é importante para o retorno.
Conversa, diálogo, calma e cuidado farão parte dessa fase de acolhimento. Contudo, para que tudo isso dê certo é preciso saber se comunicar bem com os alunos da Educação Infantil. Veja dicas!
Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo e pesquise outros temas no Portal Planneta Educação!
Aproveite hoje o acesso liberado de todos o nossos Materias Educativos Exclusivos!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...