4 razões para valorizar a liderança e iniciar a transformação na vida do aluno
Valorizar a liderança do aluno é dar a ele maior segurança e confiança sobre as próprias ações.
Cada vez mais a educação está percebendo a importância do aluno no próprio aprendizado. Além disso, é essencial desenvolver habilidades que ele precisa e vai precisar na vida adulta, por exemplo, ter espírito de liderança. Isso já pode ser formado a partir de agora, com ele ainda jovem.
É justamente nessa fase da vida que identificamos nossas habilidades e, com a ajuda dos métodos de ensino adequados, podemos desenvolvê-las da melhor forma possível.
E, uma ótima forma de colocar isso em prática é utilizando as Metodologias Ativas. Vamos ver um pouco mais sobre como elas podem ajudar na valorização da liderança do aluno. Confira!
O que são as Metodologias Ativas?
Como o próprio nome sugere, o aluno passa do polo passivo de aprendizagem para o ativo. Dessa forma, ele também se torna responsável pelo próprio ensino e isso dá a ele um senso de liderança e maior confiança em si mesmo. Além do mais, ajuda no autoconhecimento, pois a criança passa a entender de que maneira aprende melhor.
A gente aprende muito mais com um estudo mais dinâmico, quando há discussões em sala de aula, prática do que foi aprendido e quando o próprio aluno é capaz de ensinar a outros o que aprendeu. É nisso que se baseiam as Metodologias Ativas.
Como as Metodologias Ativas aumentam o senso de liderança do aluno?
Como essas metodologias têm como foco fazer o aluno participar ativamente da própria aprendizagem, isso cria um senso de independência, de responsabilidade e também de liderança sobre si mesmo.
Ele aprende a tomar decisões mais assertivas sobre a própria maneira de aprender. Passa a entender o que é melhor para si e isso ajuda a criar o senso de liderança, algo cada vez mais importante atualmente nas relações de trabalho.
Adquira gratuitamente o eBook Como usar as Metodologias Ativas em Benefício da Escola!
Por que devemos valorizar a liderança do aluno?
1. Aumenta a confiança
Estudantes inseguros tendem a cometer mais erros e tornam-se adultos inseguros, pessoas que poderiam estar no topo e serem os melhores no que fazem, mas a insegurança os impede de alçar vôos mais altos.
Assim, criar um espírito de liderança desde jovem ajuda a criança a entender que ela é sim capaz. Com a orientação correta e a mediação do professor em sala de aula, fica mais fácil o aluno entender que ele consegue ser assertivo nas próprias decisões.
2. Diferencia da arrogância
Infelizmente, muitos adultos cresceram sem entender a diferença entre um chefe e um líder. Normalmente, o chefe é alguém arrogante e que acredita que, por estudar em uma situação de superioridade na empresa, o subalterno está ali apenas para servi-lo.
É o caso, por exemplo, de um chefe que, em vez de ir pegar o próprio café, pede para que os outros façam isso, ainda que possa fazê-lo sem problemas.
O líder sabe perfeitamente o seu lugar na empresa e não vê os funcionários como simples empregados, mas sim como uma equipe, como pessoas de sucesso e que podem levar a empresa ao sucesso. Ele não é arrogante e não se acha melhor do que outros por estar em uma função superior.
Isso é algo que deve ser aprendido desde muito jovem. O professor deve estar presente para identificar os aspectos negativos que os pensamentos sobre ser um líder pode tomar. Dessa forma, ainda criança, essa diferenciação e compreensão fica clara.
3. O aluno se torna mais espontâneo
Por se sentir mais seguro de suas ações, a criança também se torna mais espontânea. Ela já não tem tanto medo do que os outros vão achar dele e pode ser quem deseja ser.
Isso, por sua vez, permite que ela fale sobre as suas ideias sem medo, o que pode ser algo surpreendente e oferecer melhorias para todos que convivem com ela. O aluno com espírito de liderança torna-se mais seguro de si.
4. Maior capacidade para resolver problemas
Essa é uma das principais características dos grandes líderes que conhecemos: eles conseguem resolver problemas de forma simples e com muita criatividade.
As Metodologias Ativas ajudam a desenvolver esse aspecto na mente da criança, especialmente o raciocínio lógico. A partir disso, fica mais fácil encontrar boas soluções para problemas que muitos acreditam impossíveis de serem solucionados.
Viu como valorizar a liderança do aluno é importante para torná-lo um aluno não apenas útil para si, mas também para toda a sociedade? Converse com a sua equipe pedagógica e crie mais estratégias para desenvolver esse senso de liderança nas crianças e jovens.
Quer ficar por dentro das principais novidades na área da educação? Então, acompanhe a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube!
Aproveite o acesso liberado aos nossos materiais exclusivos! Muitos educadores e famílias já estão!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...