Cenário da educação de 2020: como se preparar para 2021
Se preparar para 2021 pode ser uma tarefa fácil seguindo as estratégias certas. Veja o que esperar da educação no próximo ano
A educação em 2020, sem dúvida alguma, sofreu um grande impacto. A pandemia da Covid-19 nos ensinou resiliência e adaptação. Certamente, a partir disso, houve um grande aprendizado que será levado para 2021 e para o futuro de uma forma geral.
O que podemos esperar dos próximos anos? Quais foram os aprendizados em 2020 no cenário da educação? Como será a volta às aulas em um momento de total incerteza?
Essas são algumas dúvidas que passam pela cabeça de gestores e diretores de instituições de ensino, o que é perfeitamente normal. E, para sanar essas dúvidas, fizemos aqui um panorama 2020 com as principais tendências para o próximo ano. Confira!
Aprendizados na educação de 2020
1. Não foi um ano perdido
Uma coisa muito importante que a pandemia mostrou é que existem diversas formas de aprendizado dentro da escola e algumas delas são de grande importância para a vida.
Pode ser que muitos alunos não tenham aprendido muito bem sobre crase, sobre polinômios ou Guerra dos Farrapos, mas certamente tiveram um incrível aprendizado sobre como lidar com as emoções.
Muitos tiveram que lidar com a ansiedade, a angústia do isolamento social, o medo, o distanciamento dos amigos, a mudança de rotina e muito mais. Tudo isso foi um aprendizado que será utilizado no dia a dia, na vida e nas mais diversas ocasiões.
2. A tecnologia precisa fazer parte
Muitas escolas não tinham a disciplina de informática no currículo e é bem provável que passem a ter e não só para os alunos. Os professores também precisam de treinamento para lidar com a tecnologia EAD.
Este ano foi o momento de identificar as deficiências, de ver na prática que a tecnologia precisa e deve fazer parte do ensino, de perceber o quanto ela pode ser útil.
É bem provável que muitas escolas adotem o ensino híbrido de agora em diante depois de conferir de perto as facilidades que a tecnologia oferece.
3. Apenas o ensino remoto não dá conta
Por mais que a tecnologia seja útil, ela sozinha não consegue dar conta, afinal, existem diversas habilidades e conhecimentos que só podem ser aprendidos quando presenciais.
Existem alunos com dificuldades sérias em entender disciplinas de exatas e outros de humanas. Isso engloba quase todos os estudantes e essas dúvidas conseguem ser sanadas — na maioria das vezes — apenas por meio de um ensino presencial, com professores e alunos em sala de aula.
O contato físico não pode ser substituído, afinal de contas, os seres humanos são altamente sociáveis e precisam de outros por perto para viver bem.
Quais os principais desafios da educação para 2021?
É chegado o momento de se preparar para o próximo ano. Um dos maiores desafios é conseguir suprir as deficiências do ensino e as lacunas que foram deixadas pelo ensino remoto. Os alunos, mesmo os que estão em séries iguais, precisarão passar por um tipo de nivelamento até que todos possam acompanhar os conteúdos do próximo ano.
Vejamos quais outros desafios as escolas precisarão enfrentar.
Retomada gradual das aulas
Será necessário se readaptar mais uma vez para o retorno presencial das aulas. Cada cidade deverá determinar como será essa retomada já que, em alguns locais, há mais casos de Coronavírus do que em outros e isso precisa ser levado em consideração.
Matrículas
Como ela será feita? Como recuperar os alunos que foram perdidos no período de pandemia? Como passar maior segurança aos pais no ensino presencial? A matrícula será presencial e online?
São muitas as dúvidas sobre o assunto e a sua equipe precisa começar a pensar nisso. É claro que é necessário ficar de olho nas decisões tomadas pelo Ministério da Educação (MEC), mas você já pode tomar algumas providências.
Orientar os pais
Neste momento, oferecer informação relevante é de grande importância. Os pais precisam saber como será feita a volta gradual às aulas, quais os riscos que os alunos correm (se correm), como lidar com a contaminação, entender quais são os benefícios dessa retomada e assim por diante. Isso os ajudará a tomar a melhor decisão.
As mudanças da educação em 2020, sem dúvida alguma, geram um grande desafio para o próximo ano, mas nada que não possamos superar. Afinal de contas, sobrevivemos na Terra até hoje pela nossa incrível capacidade de adaptação.
Quer receber mais dicas que vão ajudá-lo na gestão da sua escola? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!
Aproveite e comece 2021 com acesso aos nossos materiais exclusivos!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...