Por que trabalhar com Metodologias Ativas?
As Metodologias Ativas são o presente e não mais o futuro. Veja como aplicá-las na prática e sua importância para o aprendizado
Se tem uma coisa que faz parte do aprendizado é a autonomia e, portanto, ela precisa ser ensinada aos alunos. Isso os fará ter maior proatividade, ou seja, tomar as próprias decisões, não esperar pelo outro, não ter um “comportamento de manada” e assim, se destacar no que faz. É justamente esse o foco das Metodologias Ativas.
Se esse também é um dos objetivos da sua instituição de ensino, é importante conhecer mais profundamente sobre o assunto e as vantagens que esse método proporciona não só para os alunos, mas para todos.
Quer bons motivos para trabalhar com as Metodologias Ativas na sua escola? Então, confira abaixo uma lista deles!
O que são Metodologias Ativas?
Antes de mais nada precisamos deixar claro do que estamos falando para depois falarmos das vantagens que essas metodologias oferecem.
O modelo tradicional de ensino, no qual os alunos são apenas agentes passivos e devem ouvir o que os professores têm a dizer, está com os dias contados. Os alunos também podem ser construtores do conhecimento e esse é o foco das Metodologias Ativas.
O estudante torna-se o principal agente construtor do próprio conhecimento. Claro que o papel do professor jamais será negligenciado, mas ele passa a exercer mais uma função de guia do que de professor no modelo tradicional.
Quais as vantagens das Metodologias Ativas?
Se você ainda não está convencido de que esse novo modelo de ensino é uma boa opção, então eis abaixo alguns bons motivos para implantá-lo na sua escola.
Estimula a interação humana
Nós somos seres sociais e raras exceções são aqueles que vivem isolados de tudo e de todos. As metodologias ativas estimulam essa nossa “natureza” e essa interação é mais importante do que imaginávamos.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington comprovou que a aprendizagem ativa melhora o desempenho acadêmico. Comprovou também que a ausência dela prejudica esse sucesso reduzindo as chances de um desempenho de excelência.
Os pesquisadores reuniram 225 estudos sobre o assunto e levaram em consideração 2 pontos importantes: o desempenho nos exames e as taxas de reprovação.
Um dos resultados é bem claro: os alunos que aprendem pelo método tradicional têm 55% mais chances de serem reprovados.
Maior desenvolvimento de habilidades
Há diversas habilidades que os alunos precisam desenvolver como seres humanos. Elas vão ajudá-los não apenas na escola, mas por toda a vida.
São as chamadas soft skills e, neste caso, as principais desenvolvidas são: criatividade, comunicação, capacidade de trabalhar em grupo, colaboração, resolução de problemas, autonomia e poder de decisão.
Todas essas habilidades, por exemplo, conseguem formar adultos melhores, com mais chances no mercado de trabalho.
Melhor performance
Quer que seus alunos tenham um melhor desempenho em tudo o que fazem? Então, aplicar as estratégias das Metodologias Ativas é um bom começo.
Um estudo feito na Universidade de Stanford fez uma comparação entre os alunos que aprendiam pelo modelo tradicional e os que aprendiam por meio de Metodologias Ativas. O segundo grupo apresentou uma performance 30% melhor que o primeiro.
Melhora o pensamento crítico
Muitas vezes os professores e a escola pedem isso do aluno, mas será que a sua instituição está dando a base para que esse tipo de pensamento possa ser gerado na mente dos estudantes?
Esse é um momento ainda mais importante para se pensar nesse benefício. Afinal de contas, com tantas notícias falsas que chegam é preciso realizar uma análise crítica para entender o que claramente é uma fake news e o que não é.
Normalmente, o ensino tradicional não pede para que o aluno questione, apenas que aceite as coisas como são. Não o estimula a perguntar o porquê das coisas e nisso as Metodologias Ativas saem na frente.
Entende como trabalhar dessa forma é importante? Esse método de ensino consegue oferecer maior dinamicidade em sala de aula, maior interação e aprendizado como comprovam os estudos.
Investir nos meios para tornar as Metodologias Ativas na sua escola algo real é fundamental para ter alunos de sucesso e, consequentemente, ver a sua instituição reconhecida por formar adultos preparados para a vida.
A gamificação é uma das estratégias utilizadas por esse método de aprendizado. Saiba mais sobre como usá-la em sala de aula!
Continue no Portal Planneta Educação para mais conteúdos sobre Metodologias Ativas!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...