Brinquedos com materiais acessíveis para desenvolvermos a coordenação motora das crianças

Conheça alguns brinquedos para o desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa das crianças de 3 a 12 meses com materiais que temos em casa.


Dicas de brinquedos com materiais acessíveis para desenvolvermos a coordenação motora das crianças

Atualmente, fala-se muito sobre o desenvolvimento integral da criança em todas as etapas da vida. Mas o que seria o desenvolvimento integral da criança? Como desenvolver? O que fazer para desenvolver a coordenação motora? Diversos questionamentos vêm à tona.

O desenvolvimento integral é a evolução da criança como o todo, seguindo os aspectos sociais, intelectuais, emocionais e físicos. Pais ou responsáveis, com a parceria da escola, são incumbidos desse crescente desenvolvimento ao longo da vida. 

O desenvolvimento da coordenação motora da criança é importantíssimo em todo ciclo de vida. Devemos estimular desde cedo para sua desenvoltura do corpo humano.

Lembre-se: cada criança é um ser único e tem seu desenvolvimento de acordo com a sua genética e estímulos recebidos. Uma dica é ficarmos alertas às etapas da evolução de cada criança, pois podemos detectar a ausência de alguma habilidade em determinada etapa e investigar o motivo.

Vejamos então alguns brinquedos que podemos desenvolver em casa e estimular a coordenação motora das crianças!

 

Brinquedo para desenvolver a coordenação motora das crianças com 3 meses

A criança no 3º mês de vida começa a desenvolver a coordenação motora das mãos, braços e pernas, simultaneamente. Nessa fase, podemos perceber que a criança une as mãos, bate os pés, sacode os brinquedos da maneira que pode, ou seja, responde aos estímulos que os adultos à sua volta lhe proporcionam. Que tal criar um brinquedo feito em casa?

Sugestão de brinquedo: Chocalho de Arroz!

Materiais: Garrafa pet de 500 ml; Durex; Arroz.

Desenvolvimento: Coloque uma quantidade adequada de arroz na garrafa pet para que faça barulho. É importante utilizar uma quantidade adequada para que faça barulho e ative a curiosidade da criança para manusear. Sele a tampa da garrafa com um pedaço de durex para que a criança não consiga abrir. Pendure no berço ou balanço, numa posição que a criança consiga mexer e apresente a ela o barulho feito.  Assim, despertará sua curiosidade.

Dica: Poderá pintar o arroz com tinta guache para ficarem todos coloridos, pois assim a criança acionará o sentido de audição e visão.

 

Brinquedo para desenvolver a coordenação motora das crianças de 4 a 6 meses

Nesta fase, a criança já fica sentada por um curto ou longo período, sendo com ou sem apoio para esta ação. Contudo, nesse ciclo, devemos ficar atentos para a segurança da criança que está a evoluir para no futuro engatinhar.

Já tem habilidades desenvolvidas, tais como: segura o copo com as duas mãos; começa a ter  controle do movimento do pescoço e cabeça; movimenta os brinquedos com as mãos e pés; joga os objetos no chão para ouvir o barulho e demonstra expressões, podendo gargalhar, balbuciar e gritar.

Sugestão de brinquedo: Escorredor de macarrão extrovertido!

Materiais: Escorredor de macarrão de plástico; tiras de fralda de pano, TNT, fitas de cetim, fitilhos ou tiras de lenços umedecidos.

Desenvolvimento: Nos furos do escorredor de macarrão de plástico, cujo formato é mais espaçado, amarre as fitas deixando sempre pontas. É importante que as fitas tenham o comprimento significativo a partir de 40 cm para manuseio da criança. Lembre-se que o intuito do brinquedo é jogá-lo de um lado para o outro.  

Dica: Utilize fitas coloridas para acionar na criança o sentido de visão.

 

Brinquedo para desenvolver a coordenação motora das crianças de 7 a 9 meses

Neste período de desenvolvimento, a criança já consegue se movimentar voluntariamente, engatinhando, rolando ou arrastando. Apresenta mais facilidade de movimentação dos brinquedos com as duas mãos. Sua linguagem já está em evolução, emitindo algumas sílabas tais como: Ba Ba, Ma Ma, Pa Pa.

Isso depende dos estímulos que a criança recebe em cada etapa de evolução instigada pelos adultos. Assim, podemos introduzir na criança um brinquedo com maior desafio.

Sugestão do brinquedo: Cama de gato!

Materiais: Caixa de sapato; tesoura; fios de barbantes ou fitas de cetim, ou tiras de fralda de pano; prendedores, chocalhos, brinquedos (o que obtiver em casa para que a criança possa pegar).

Desenvolvimento: Corte a tampa da caixa e dispense. Com a parte de baixo que possui espaço, amarre ou cole as tiras em formato de teia, ou seja, entrelaçados. É importante que, ao formar a teia, verifique o espaçamento, para que a mão da criança passe nesse vão para pegar o objeto que está na caixa. Demonstre para a criança como retirar o brinquedo da caixa e, em seguida, deixe-a manusear. Neste momento, a criança está resolvendo uma situação-problema.

Dica: Lembre-se de despertar a curiosidade da criança, coloque objetos com cores, prendedores, bonecos e objetos que a instigue para pegá-los.

 

Brinquedo para desenvolver a coordenação motora das crianças de 10 meses

Neste ciclo, a criança já começa a se movimentar melhor e de forma mais precisa. Levanta, anda apoiada em objetos com sustentação das mãos, engatinha de um lado para outro com praticidade. Nessa etapa, é de extrema importância a segurança quanto a objetos deixados pela casa.

A curiosidade em manusear diversos objetos está à “flor da pele”. Para deixá-los mais tranquilos, o brinquedo que sugerimos trará uma ampla interação da visão e das mãos.

Sugestão de brinquedo: Garrafa Mágica!

Materiais: Garrafa pet de 500 ml; Miniaturas de brinquedos ou corte pedaços pequenos de EVA colorido, ou Glitter, ou sobras do lápis de cor quando apontado, entre outros objetos que tenha em casa (que passem pelo orifício da garrafa); 250 ml de água; Durex.

Desenvolvimento: Coloque os objetos na garrafa pet e, em seguida, adicione a água. Tampe e vede com durex. Apresente para a criança o brinquedo contando uma história para que desperte a curiosidade, dê em suas mãos e deixe-a manusear. Neste momento, ela estará encantada com o movimento dos objetos dentro d’agua, pois ficam mais lentos, ativando a tranquilidade que o brinquedo representa. A criança mexerá bastante o brinquedo para verificar a movimentação dos objetos.

Dica: Coloque objetos coloridos para despertar o encantamento na criança, ou coloque gotas de guache para a água ficar colorida.

 

Brinquedo para desenvolver a coordenação motora das crianças de 11 e 12 meses

A criança nesses meses começa adquirir maior mobilidade, de acordo com o desenvolvimento motor de cada uma. Algumas já andam independentes e outras com apoio, e isso depende dos estímulos apresentados e instigados durante os meses anteriores. Nesse ciclo, deixe a criança explorar tudo o que está em sua volta.

Dê a ela um primeiro giz, de espessura mais grossa, mostre como se risca em folha de sulfite, pois sua movimentação com as mãos é mais segura e precisa. Desenhe com ela, estimule e instiga-a.

Sugestão de brinquedo: Prendedores legais!

Materiais: Cabide de roupa; Prendedores de roupa (madeira); Canetinhas coloridas (caso queiram decorar os prendedores).

Desenvolvimento: Demostre à criança os materiais da brincadeira. Mostre como os prendedores “abrem e fecham”. Mostre à criança os movimentos dos dedos polegares e indicadores. Peça para ela juntar as pontinhas dos dedos conforme você faz com o prendedor.

É importante demonstrar como colocar o prendedor na haste do cabide antes de a criança realizar a atividade. Pendure o cabide numa altura que a criança consiga alcançar. Feito isso, coloque os prendedores à disposição da criança e estimule-a a colocar no vão do cabide com o movimento dos dedos que apresentou. Deixe-a manusear e adquirir seu próprio movimento para colocar na haste do cabide.  Nesta brincadeira, exercitarão precisamente os movimentos dos músculos pequenos das mãos.

Dica: Decore os materiais de forma bem colorida, encantando a criança com o mundo das cores.

Gostou dessas superdicas? Para mais, continue navegando no Portal Planneta Educação!

Aproveite e baixe o nosso eBook Como melhorar a comunicação entre família e escola!


Débora Ramos

Débora Ramos

Débora Moura Ramos, formada em Radiologia Médica e Pedagogia com especialização em Alfabetização e Letramento, pós-graduanda em Neurociência e Psicopedagogia Institucional. Atuando na área há 7 anos, faz parte da equipe Planneta Educação no Projeto Mais Tempo na Escola como coordenadora de escola de tempo integral do fundamental I da rede municipal de ensino em Osasco. Atuou como estagiária de inclusão, Professora do ensino Infantil e Professora do ensino fundamental. Paralelamente, participa do projeto social para crianças de orfanatos com oficinas gratuitas pertencentes à alfabetização e ao desenvolvimento social.

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter