Documentar atividades para avaliação a distância: veja como fazer
O processo de avaliação contínua é fundamental para a melhoria dos processos dentro da escola e também do aprendizado.
O processo de avaliação é algo que precisa ser contínuo e essa prática ajuda tanto professores quanto alunos. Por exemplo, a metodologia utilizada precisa estar de acordo com as necessidades de todos para funcionar bem. E é avaliando o processo que podemos ter a certeza de tudo está indo de acordo com o esperado.
Porém, com o “novo normal” esse processo de avaliação constante pode se tornar mais difícil. Quando o ensino é a distância fica mais complicado para a equipe pedagógica entender quais as principais dificuldades que os professores estão enfrentando e, principalmente, os alunos.
E, justamente por isso, é preciso revisar constantemente o formato atual de ensino e entender como as atividades estão se desenvolvendo dentro de cada realidade.
Para ajudar nisso, listamos abaixo algumas dicas para colocar em prática que vão ajudar você e a sua equipe a documentar todas as atividades para uma avaliação contínua e satisfatória. Confira!
Avaliação a distância: como fazer?
Guarde impressões e opiniões
Esse é um tipo de informação de grande importância e relevância, pois ajuda a medir o nível de satisfação dos colaboradores e alunos e também a dar um direcionamento para as novas demandas.
Assim, é importante não só deixar um espaço para que alunos e professores possam dar opiniões sobre os processos como também guardar essas informações. Elas vão ajudar e muito na hora de traçar novas rotas. Lembrando que as impressões dadas pelas famílias também entram aqui.
Documente tudo o que foi produzido
Não só o plano de aula como também tudo o que foi produzido pela turma e equipe devem ser guardados.
São documentos que podem ajudar, por exemplo, no futuro, a escola entender onde estava o erro ou então formas de melhorar o aprendizado e o ensino. Essas atividades ajudam a compreender em que situação a escola estava em um determinado momento e como está agora. Ajuda também a fazer uma projeção para o futuro.
Não apenas as atividades dos alunos devem ser documentadas como também as dos professores. Tudo o que foi feito em sala de aula, todas as considerações, as interações feitas com os alunos, o que deu tempo fazer e o que não deu, o que conseguiu adiantar e assim por diante.
São informações de grande relevância e que devem ser armazenadas em local de fácil acesso. Se puderem ser digitalizadas é ainda melhor.
Organize os documentos
Ter toda essa documentação bem organizada é fundamental para o sucesso do processo de avaliação a distância.
Já pensou ter que procurar um único do documento no meio de milhares de outros? Sem saber ao menos uma pista de onde ele possa estar? A depender do tamanho da instituição, do número de alunos e colaboradores, torna-se um trabalho impraticável.
Hoje em dia existem diversas formas de guardar e organizar esses arquivos. O meio digital é a melhor opção, especialmente no novo cenário.
Você pode compartilhar as pastas com a equipe, incluir ou remover o acesso de alguém facilmente. Se a organização for física pode prejudicar o acesso já que será necessário ir até a escola para olhar as informações.
O ideal é manter os dois tipos de armazenamento, pois se por engano alguma pasta for apagada e não puder ser recuperada, é possível pegar o arquivo físico e digitalizar os documentos. Ou então, você pode manter uma cópia desses arquivos em um dispositivo à parte.
Interprete e ponha em prática
De nada adianta armazenar e organizar esses documentos se eles não serão utilizados para melhorar o processo de avaliação e melhoria do ensino como um todo.
Então, é fundamental que essas informações sejam interpretadas e que a equipe possa entender como usá-las para transformar em algo melhor para todos: equipe pedagógica, alunos e famílias.
Assim, fica mais fácil entender onde estão os problemas e também os pontos positivos do processo. É possível realizar melhorias e evitar os erros.
Fazer uma boa avaliação a distância depende de todos. Por isso, treine a sua equipe e crie um local na nuvem onde os arquivos possam ser guardados e organizados. É um processo diário, mas que consegue oferecer inúmeras vantagens e benefícios para todos.
Quer saber mais sobre os desafios da educação a distância? Então, baixe o nosso eBook 11 Boas Práticas para Aulas a Distância!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...