Gestão Escolar: como se comunicar com os pais na quarentena
Você é responsável pela gestão escolar e está cheio de tarefas durante a quarentena? Veja dicas para facilitar a interação com a família e os professores!
A necessidade de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus, vai exigir mais atenção de quem trabalha com gestão escolar. Afinal, em épocas de aulas e atividades remotas, a interação com docentes e com as famílias dos alunos se torna fundamental.
Agora, mais do que nunca, a colaboração e atenção da família são importantes para que o aluno, que tem que estudar sem sair de casa, se adapte e consiga acompanhar o estudo. Quem cuida da gestão escolar precisará estar pronto para falar e ouvir. O período é difícil para todos e as famílias, muitas vezes, não possuem o recurso tecnológico que precisam.
Veja algumas dicas de cuidados que o responsável pela gestão escolar precisará ter durante a quarentena!
Gestão escolar: comece ouvindo
Os primeiros passos para o ensino remoto já foram dados. Agora, é hora de procurar as famílias para saber quais são os maiores desafios. Algumas, por exemplo, podem não estar tendo acesso fácil à internet ou ao computador. Dessa forma, será preciso providenciar material impresso para esses alunos.
Para saber se isso está acontecendo, faz parte da gestão escolar interagir com os responsáveis pelos alunos. Além disso, é preciso saber se os professores também não estão passando pelo mesmo e fazer o possível para ajudá-los.
Faça uma pesquisa
Enquanto conversa com os pais, faça uma pesquisa rápida, com informações básicas, mas importantes, para saber os próximos passos. Pergunte, por exemplo:
Você está tendo acesso a um computador?
Há internet em casa?
O aluno tem acesso a celular?
Qual o melhor horário para ligar para conversarmos?
Está sendo possível acompanhar as aulas ao vivo?
Questionamentos simples que, quando feitos com todos os alunos e até com os professores, vão melhorar a comunicação e ajudarão a escola a nortear a maneira como interage com os pais. Dessa forma, alunos e professores poderão ser mais produtivos.
Dê alternativas de comunicação
Claro que fazer tudo online e enviar alertas parece ser mais fácil e mais prático. Contudo, muitas vezes, os pais não estão tendo acesso a essa tecnologia. Por isso, é importante, além de tentar um contato frequente com familiares e alunos, oferecer alternativas a eles. O uso de aplicativos de mensagens instantâneas e até um número de telefone, podem ajudar.
Habilite o professor
Faz parte também do trabalho de gestão escolar saber se o docente está sabendo usar as ferramentas disponíveis. Será que ele tem dúvidas? Por mais que a escola possa ter dado informações para ele, é comum que o professor tenha alguns questionamentos sobre o uso da ferramenta.
Um responsável pela área de tecnologia deve estar disponível e pronto para auxiliar, de forma remota. Um curso de atualização também é uma grande ideia e poderá ajudá-lo. Mande uma mensagem e veja se ele precisa dessas alternativas ou, simplesmente, ofereça um curso online para que ele se qualifique.
Mostre a realidade para as famílias
Muitas vezes, os pais se sentem perdidos e até culpados por não saberem dar o suporte que os filhos precisam. É tanto improviso dentro de casa, que pode ficar complicado.
Uma maneira de acalmá-los é mostrando que todo mundo está passando pelo mesmo. Enviar um vídeo filmando o improviso na hora do docente apresentar uma aula ou até na forma como o responsável pela gestão escolar está atuando, pode ajudar a mostrar que não há nada perfeito.
Isso poderá ajudar a deixar esse período mais leve e humanizar, ainda mais, a relação entre escola e família.
Estimule as famílias a fazerem o mesmo
Uma foto do responsável ajudando a criança ou simplesmente do aluno fazendo uma atividade, pode colaborar com essa interação. Deixe um espaço na sala de aula virtual, para que os alunos publiquem suas próprias fotos e mostrem como estão fazendo durante a quarentena.
Chats ajudam muito
Ter um local apropriado, para que os professores troquem informações ajuda a diminuir as dificuldades do distanciamento. O mesmo vale para professores e alunos. Disponibilizar um local para eles se comunicarem e para que os discentes sanem as dúvidas, facilita a interação e o trabalho a distância.
Dê dicas e orientações para os pais
Esse é um momento oportuno para a escola se mostrar ainda mais presente e importante para a família. Dessa forma, a pessoa responsável pela gestão escolar pode pensar em reunir a equipe e desenvolver conteúdos com dicas para os pais.
Isso vale desde como ensinar e o que fazer se a criança não compreender a matéria, até informativos de prevenção ao coronavírus e de como transmitir isso para os pequenos.
Veja dicas de como explicar às crianças como a higiene previne doenças e oriente os pais!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...