Dicas para trabalhar o letramento digital em sala de aula
É impossível fugir da comunicação online e das informações que chegam por meio dela. Veja o que propõe o letramento digital.
Você conhece o termo letramento digital? Embora nem todas as escolas ofereçam esse ensinamento, orientar o estudante quanto à busca por conteúdo online é cada vez mais importante. Afinal, a quantidade de informações falsas que são lançadas diariamente na internet é imensurável.
O volume de fake news é tão grande que uma pesquisa revelou que os brasileiros acreditam que as informações falsas influenciaram até no resultado das eleições. Por isso, é importante que, dentro de sala de aula, o professor instrua o aluno para que este saiba usar as informações online de maneira positiva. Esse processo também faz parte do chamado letramento digital.
Saiba mais sobre o tema e veja dicas de como usá-lo na escola! Aproveite e confira algumas dicas do uso da tecnologia em sala de aula, no texto “A geração Y e o apogeu tecnológico”.
O que é letramento digital?
A quantidade de informações cresce rapidamente e o acontecimento de ontem já virou notícia velha. Tudo é muito imediato e, ao mesmo tempo, dito por pessoas diferentes. Essa movimentação fez com que a compreensão de mundo mudasse. Afinal, além de ter acesso ao conteúdo de um jornal online, as pessoas também leem comentários e são envolvidas em uma série de conteúdos nas redes sociais, que nem sempre são verídicos.
É por isso que o letramento digital vem se tornando tão importante. Sucintamente, podemos dizer que ele orienta o aluno a desenvolver um senso crítico, que o ajuda a ter discernimento sobre o que é encontrado na web.
Ao colocar em prática o letramento digital dentro de sala de aula, o professor incentiva o aluno a responder, de forma correta, às necessidades de utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. Isso é necessário para os dias atuais.
Além disso, dá ao estudante o suporte que ele precisa para conseguir compreender e interagir com textos multimodais, com a mistura de elementos sonoros, desenhos e palavras em uma mesma frase, bem como filtrar e avaliar criticamente as informações encontradas.
Em suma, podemos dizer que letramento digital é a ajuda ao estudante no uso dos meios online para interagir e se informar, de modo que ele consiga compreender o que está escrito, se comunicar e filtrar o conteúdo real e importante do falso. Dessa forma, prepara o discente para a vida atual e para poder estruturar as suas opiniões em informações verídicas.
Como aplicar letramento digital na escola
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do letramento digital, é hora de saber como levá-lo para a sala de aula. É indicado trabalhar o tema em várias frentes como, por exemplo, mídias digitais e cidadania digital, para ajudar o aluno a consumir o conteúdo de maneira consciente e criá-lo da mesma forma. Confira algumas dicas!
Veja também como a tecnologia pode ajudar a escola a se comunicar com os pais, em nosso outro post!
Identifique as ferramentas online usadas pelos estudantes
O primeiro passo a ser dado é encontrar na internet o que é atrativo para o grupo de alunos. O que eles acessam? Usam Twitter, Facebook, Instagram ou Youtube? Eles procuram informações?
Resumidamente, podemos dizer que o primeiro passo é realizar um diagnóstico para compreender como é a relação entre estudante e vida digital. Com esses dados em mãos, o professor pode ter mais facilidade para personalizar o trabalho em sala de aula. Afinal, os estudantes já terão um conhecimento prévio sobre a ferramenta que será trabalhada, o que facilita na interatividade.
Defina os objetivos
Depois de conhecer melhor a maneira pela qual os alunos interagem virtualmente, é hora de definir os objetivos. Qual será a finalidade de trabalhar o letramento digital em sala de aula?
É claro que, durante o procedimento, vários tópicos serão desenvolvidos e o desenvolvimento de habilidades será conquistado. Contudo, é preciso saber no que será dado ênfase. Dentre os exemplos do que pode ser trabalhado estão:
- Linguagens digitais;
- Apropriação tecnológica;
- Ética;
- Uso de redes sociais, entre outros.
Defina o primeiro passo
Agora é hora de dar o primeiro passo e abordar o conteúdo digital em sala de aula. Para isso, é preciso encontrar uma maneira atrativa e moderna. Assim, o estudante irá se identificar com mais facilidade.
Você pode, por exemplo, levar para a sala de aula um vídeo de um youtuber ou um meme que esteja na moda para começar a trabalhar os conteúdos online. Lembre-se sempre de procurar algo atrativo para conquistar melhores resultados.
Incentive a criação
Além de orientar sobre como ler, compreender e buscar informações online, é válido incentivar a criação. Os estudantes podem, por exemplo, trocar conteúdos e mensagens entre eles. Isso permite que eles apliquem o aprendizado e desenvolvam a análise crítica sobre o que leem.
O ensino do letramento digital na escola pode ser feito também por escolas que adotam as metodologias ativas. Você as conhece? Saiba mais sobre elas e seus benefícios!
Portal Planneta Educação
Ver artigos
Veja mais
Gestão na Educação
Neurociência aplicada à Educação Integral: o que todo educador precisa saber
No seu sentido mais amplo, Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração...
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária
A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas diferenças e capacidades, tenham acesso à...
Gestão na Educação
Dia da Recreação: Mas afinal, cadê o brincar?
Inspirado em autores que narram à docência e a prática educativa a partir de sua história de vida, nos quais mergulham em uma escrita de si, este texto busca...
Gestão na Educação
Desafios e caminhos para promover uma alfabetização de qualidade nas escolas
No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações...